Agora

Novata de 34 anos retoma sonho de ser atleta no Parapan de Lima

- DANIEL E. DE CASTRO

Um dos destaques brasileiro­s nos Jogos Parapaname­ricanos de Lima, no Peru, a partir desta sexta-feira (23), a nadadora pernambuca­na Carol Santiago chega com o carimbo de quem já bateu duas vezes um recorde mundial.

Pode parecer estranho chamar de novata uma atleta de 34 anos e com um feito desses no currículo, mas a definição é apropriada para ela, que começou sua trajetória no paradespor­to somente em outubro de 2018.

Carol nasceu com a síndrome de morning glory, uma alteração na retina que reduz o campo de visão. Ela começou a nadar quando criança e até uma certa idade se destacou mesmo contra nadadores sem deficiênci­a. Com o passar do tempo, as viradas e a chegadas tornaram-se barreira para a limitação de visão.

A dificuldad­e atingiu seu ápice quando ela parou de enxergar aos 18 anos, o que fez com que ela se afastasse do esporte por nove anos.

Depois do seu primeiro Parapan, o próximo objetivo será o Mundial de Londres, em setembro. Se mantiver esse ritmo, ela tem tudo para se destacar nas Paraolimpí­adas de Tóquio-20.

Em Lima, o Brasil terá sua maior delegação da história dos Parapans, com 337 atletas em todas as 17 modalidade­s. Oitavo colocado no quadro de medalhas da Paraolímpi­ada do Rio-2016, o país ficou em primeiro nas últimas três edições do Parapan, posição que almeja repetir no Peru com mais de cem medalhas de ouro, segundo o Comitê Paralímpic­o Brasileiro. (Folha)

Nadadora tem baixa visão e iniciou no paradespor­to há menos de um ano

#Rezepelaam­azônia

 ?? Daniel Zappe/exemplus/cpb ?? Carol Santiago já está pronta para iniciar as disputas no Parapan-americano de Lima
Daniel Zappe/exemplus/cpb Carol Santiago já está pronta para iniciar as disputas no Parapan-americano de Lima
 ?? Reprodução ?? O Corinthian­s entrou nas manifestaç­ões contra o desmatamen­to e as queimadas na Amazônia publicando nas redes sociais o escudo do clube com o mapa do Brasil em chamas
Reprodução O Corinthian­s entrou nas manifestaç­ões contra o desmatamen­to e as queimadas na Amazônia publicando nas redes sociais o escudo do clube com o mapa do Brasil em chamas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil