Agora

Nova estação do monotrilho faz morador ganhar até 20 minutos

Com inauguraçã­o da Jardim Planalto, linha 15-prata avança mais 1,1 km de extensão na zona leste

- MARCELO MORA

Os moradores do entorno da estação Jardim Planalto e dos bairros próximos, como Sapopemba e São Mateus, na zona leste de São Paulo, estimam uma economia de ao menos 20 minutos, em média, no tempo que costumam gastar no deslocamen­to para outras regiões da cidade, seja para trabalhar, estudar ou outros motivos.

A nova estação da linha 15-prata (monotrilho) foi inaugurada nesta segunda-feira (26) com seis anos de atraso. O evento contou com as presenças do governador João Doria (PSDB) e do secretário estadual de Transporte­s Metropolit­anos, Alexandre Baldy.

O roteiro seguido pelos moradores é quase sempre o mesmo: caminham ou pegam um ônibus até a estação mais próxima da linha 15-prata, para conseguire­m chegar até a estação Vila Prudente, da linha 3-verde do metrô, de onde seguem para outras regiões da cidade.

Com a nova estação, a linha 15 ganhou 1,1 km em sua extensão. Parece pouco, mas tal distância representa muito para o estudante Júlio Jordão, 19 anos. Ele afirma que , gastava 40 minutos de ônibus desde São Mateus, onde mora, para chegar à estação Vila União, até então a última parada da linha 15.

“A partir de agora, vou ganhar uns 20 minutos neste trajeto. Vai facilitar bastante”, afirma.

A dona de casa Luciana Leme, 34, moradora do entorno da estação, aproveitou para levar a mãe no médico. “Só peguei o ônibus agora por causa dela, mas dá para vir a pé. Dependendo do horário, eu levaria quase uma hora para chegar à Vila Prudente. Agora serão 20 minutos, por aí”, calcula.

O estudante e operador de telemarket­ing Diogo Vieira, 16, optava por pegar um ônibus direto até o Parque Dom Pedro, no centro da capital, para não ter de perder tempo na troca de transporte. “De ônibus, era cerca de uma hora. Ou então gastava 20 minutos até a Vila União. Agora, posso ir direto com o monotrilho. Pena que demorou tanto para ficar pronta”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil