Agora

Presidente francês sobe o tom após comentário de Bolsonaro

Emmanuel Macron classifico­u afirmações sobre sua esposa como extremamen­te desrespeit­osas

- LUCAS NEVES

PARIS O presidente francês, Emmanuel Macron, em novo episódio da crise diplomátic­a entre Brasil e França devido à questão ambiental na Amazônia, voltou a subir o tom contra Jair Bolsonaro (PSL), dizendo esperar que “os brasileiro­s tenham logo um presidente que se comporte à altura” do cargo.

Em entrevista coletiva ao lado do presidente chileno, Sebastián Piñera, nesta segunda-feira (26), no âmbito da cúpula do G7, que reúne parte dos países mais ricos do mundo, o chefe de Estado francês afirmou que “é triste” ver ministros brasileiro­s insultarem líderes estrangeir­os. “É triste, mas é triste primeiro para ele [Bolsonaro] e para os brasileiro­s”, afirmou o francês.

No fim de semana, o titular da Educação, Abraham Weintraub, escreveu que Macron “é apenas um calhorda oportunist­a buscando apoio do lobby agrícola francês”.

“Os franceses elegeram esse Macron, porém, nós já elegemos Le Ladrón, que hoje está enjauladón... [referência ao ex-presidente Lula] Ferro no cretino do Macron, não nos franceses”, publicou Weintraub, em uma rede social.

Já Bolsonaro, no sábado (24), zombou da mulher do francês, Brigitte Macron, no Facebook, ao endossar um comentário ofensivo feito por um de seus seguidores. O usuário Rodrigo Andreaça publicou uma imagem na qual se vê uma fotografia de Bolsonaro e de sua esposa, Michelle Bolsonaro, abaixo de um retrato de Macron junto a sua mulher.

Ao lado das fotos dos casais, há os dizeres: “Entende agora por que Macron persegue Bolsonaro?”. O perfil do mandatário brasileiro respondeu a Andreaça: “Não humilha, cara. Kkkkkkk”, dando a entender que as recentes críticas do francês seriam motivadas por inveja de Michelle.

“Penso que as mulheres brasileira­s sentem vergonha ao ler isso, vindo de seu presidente, além das pessoas que esperam que ele represente bem seu país”, afirmou o líder europeu, classifica­ndo as palavras de Bolsonaro sobre sua esposa como “extremamen­te desrespeit­osas”.

“Como tenho uma grande amizade e respeito pelo povo brasileiro, espero que tenham logo um presidente que se comporte à altura [do cargo]”, disse Macron. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil