Agora

LIBERTADOR­ES PALMEIRAS GRÊMIO Nos pés de Scarpa

Artilheiro do Verdão no ano e destaque na ida, meia tenta levar clube à semi da Libertador­es

- LUCIANO TRINDADE

A 30 metros da meta gremista, Gustavo Scarpa se posicionou ao lado de Marcos Rocha, em cobrança de falta. Enquanto esperava o passe, o camisa 14 do Palmeiras olhava atentament­e para o gol como se pudesse calcular a força e o jeito para superar Paulo Victor.

Bater na bola com precisão e fazer cálculos rápidos são habilidade­s que Scarpa carrega desde a infância. O goleiro do Grêmio foi o último a ter uma prova disso ao sofrer o gol da vitória do Verdão na ida das quartas de final da Libertador­es.

Em seu melhor momento desde que foi contratado, em janeiro de 2018, o meia é o artilheiro da competição, com seis gols, da equipe no ano, com dez, e deixou o Palmeiras a um empate da semifinal, no duelo desta terça-feira (27), às 21h30, no Pacaembu.

Vitória gremista por 1 a 0 leva o jogo para os pênaltis. Os gaúchos avançam se vencerem por dois gols de diferença ou por um, desde que marquem dois.

O gol de fora da área virou uma especialid­ade da aposta de Scolari. Ele marcou três vezes assim na temporada —30% dos gols do clube de longa distância.

A precisão para bater bem na bola vem de família. Ao menos é o que jura José Luiz da Silva Scarpa, 60 anos, conhecido pelo apelido de seu Zezo, que diz ter moldado o talento do filho.

“Eu brinquei com a turma que veio falar comigo depois do gol que ele foi bem treinado, bem ensinado, desde criança”, diz.

Pai e filho costumavam correr atrás da bola nas quadras de Hortolândi­a, no interior de São Paulo, onde o meia passou a infância.

Aos 16 anos, Gustavo se tornou profission­al no Desportivo Brasil. E, depois de uma derrapada na escola, passou a levar os estudos mais a sério.

Fã de leitura, tem Machado de Assis e Franz Kafka entre os favoritos na estante, e de música, especialme­nte de louvor e de rock, o palmeirens­e, que volta e meia está com um livro na mão nas viagens do clube.

Com seu pai, o atleta aprendeu as principais lições, sobretudo dois conselhos: “minha casa, minhas regras” e “se não puder ajudar, não atrapalhe”. “São frases que nunca me esqueço”, afirma Scarpa.

Já seu Zezo também não esconde o orgulho do filho. “No gol contra o Grêmio, gritei muito. Fiquei dois dias sem falar.”

Nesta noite, no Pacaembu, espera repetir a dose.

 ?? Cesar Greco - 12.jun.19/ag. Palmeiras/divulgação ?? Destaque na partida contra o Grêmio na ida das quartas de final, em Porto Alegre, o meia Gustavo Scarpa é o artilheiro do Verdão na temporada e um dos goleadores da Libertador­es; Palmeiras busca a classifica­ção para a semifinal do torneio continenta­l
Cesar Greco - 12.jun.19/ag. Palmeiras/divulgação Destaque na partida contra o Grêmio na ida das quartas de final, em Porto Alegre, o meia Gustavo Scarpa é o artilheiro do Verdão na temporada e um dos goleadores da Libertador­es; Palmeiras busca a classifica­ção para a semifinal do torneio continenta­l

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil