Agora

Xô, crise

Chef Erick Jacquin comanda na Band a segunda temporada do programa Pesadelo na Cozinha, em que ajuda donos de restaurant­es com problemas

- LEONARDO VOLPATO

Conhecido das noites de domingo por ser jurado do Masterchef (Band), o cozinheiro Erick Jacquin, 54 anos, poderá mostrar agora seu lado bravo: estreia hoje a segunda temporada de Pesadelo na Cozinha, programa no qual ele tem a missão de salvar restaurant­es em crise.

A atração conta com sete estabeleci­mentos que estão prestes a fechar suas portas. Jacquin vai até cada um deles, come a comida e aponta problemas que, na avaliação dele, fazem com que o negócio não decole. O chef diz, porém, que o processo não é fácil. Não foram poucas as vezes em que ele se ausentou da gravação para chorar.

“O grande problema de todos os estabeleci­mentos a que fui é moral. Esses donos de restaurant­e brigam todo dia, é uma luta para não brigar, uma luta para se entenderem, se juntarem. Ficam sem se falar. Tem gente que trabalha em família. Eu não admitia essa situação, e o diretor me pedia calma. Fui duro, exigente, quase quebrei tudo. Saía para chorar”, conta Jacquin.

Na dinâmica do programa, Jacquin começa indo até o restaurant­e para conhecer a comida servida pela casa. Depois de comer, ele vai até a cozinha. E então cria um novo prato que deve ser feito pelos chefs do local. O passo seguinte é começar a mudar a cabeça dessas pessoas, que muitas vezes têm ideias ultrapassa­das de como tocar um negócio, ele diz. A última parte é quando Jacquin reformula o estabeleci­mento e prepara um novo cardápio para que o restaurant­e abra as portas remodelado.

Mas até que isso aconteça, rolam brigas, discussões e até palavrões. “Muitos dos donos não entendem o que eu quero, me xingam na minha frente e pelas costas, não querem mudar. Sou muito fácil de estourar, não suporto falta de respeito comigo, com os clientes, com a mercadoria”, revela o chef, que nesta segunda temporada estará ainda mais bravo do que na primeira.

Jacquin conta que em um dos episódios se surpreende­u negativame­nte como em nenhum outro. Ele encontrou carnes descongela­ndo no chão e, quando foi saber o motivo, descobriu que o freezer do restaurant­e era desligado durante a noite.

“O cara me disse que era um homem de visão. Desligando o freezer ele conseguia economizar 14%

 ?? Fotos Carlos Reinis/band ?? Jacquin em cena de Pesadelo na Cozinha
Fotos Carlos Reinis/band Jacquin em cena de Pesadelo na Cozinha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil