Agora

DESTAQUE Número de motoristas pegos na Lei Seca cresce 24% na capital

Foram 11.882 condutores flagrados pela PM em 2019, sendo 124 deles processado­s criminalme­nte

- ALFREDO HENRIQUE

O número de motoristas autuados por embriaguez ao volante na capital paulista aumentou em 24,3% no primeiro semestre, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 9.558 de janeiro a junho de 2018, ante 11.882 casos agora. As informaçõe­s são do Comando de Policiamen­to de Trânsito da Polícia Militar.

Os flagrantes foram feitos durante blitze da PM com condutores que haviam ingerido até 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido, limite máximo estipulado por lei para que a infração permanece na esfera administra­tiva. Nestes casos, o motorista deve pagar multa de R$ 2.934,70 , além de ter a CNH (carteira de habilitaçã­o) suspensa por um ano.

Ultrapassa­ndo este limite, o motorista é processado criminalme­nte. Entre janeiro e junho deste ano, 124 condutores foram flagrados guiando com mais de 0,33m/l de álcool no sangue em São Paulo. No mesmo período do ano passado, foram 125. Os condutores, nestes casos, também pagam multa de quase R$ 3.000, têm as CNHS suspensas, e o motorista é fichado pela polícia. O acusado pode entrar com recurso na Justiça.

Diferentem­ente da capital, os flagrantes de embriaguez ao volante nas rodovias estaduais diminuiu, nos sete primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2018. Segundo o comando de policiamen­to rodoviário da PM, foram 12.696 e 13.602 casos, respectiva­mente, representa­ndo uma queda de 6,6%.

Para especialis­tas ouvidos pela reportagem, além de oferecer riscos para si mesmos, motoristas que dirigem sob efeito de álcool também colocam em risco outras vidas. Foi o ocorreu no último dia 28 de julho na capital.

Na ocasião, dois jovens morreram após o carro em que estavam, com mais duas pessoas, se chocar contra um poste, na região da Penha (zona leste). A coluna de concreto caiu com a força do impacto. Houve mais dois feridos, entre eles o motorista, de 20 anos, que dirigia embriagado, segundo a polícia. Os feridos tiveram alta no dia do acidente.

João Victor da Paz dos Santos, 20 anos, e Raphael Souza Cruz Costa, 19, morreram no local da colisão.

Z1º semestre de 2019

Punidos criminalme­nte**

1º semestre de 2018 1º semestre de 2019

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil