Agora

Pedidos de aposentado­ria disparam em julho no INSS

Com reforma da Previdênci­a e pedidos pela internet, instituto teve 235,4 mil solicitaçõ­es

- THIAGO RESENDE

BRASÍLIA Os pedidos de aposentado­ria registrara­m forte alta em julho. Ao todo, foram 235,4 mil solicitaçõ­es feitas ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) contra 152,6 mil, em junho. Um recorde para o ano.

Segundo o governo, o resultado é explicado pela digitaliza­ção dos serviços e também pela votação da reforma da Previdênci­a, que foi aprovada, em primeiro turno na Câmara dos Deputados naquele mês. Em janeiro, segundo maior resultado do ano, houve 183,2 mil pedidos ao instituto.

O Ministério da Economia reconhece que as solicitaçõ­es de aposentado­ria no mês passado cresceram com o avanço da reforma da Previdênci­a, mas o secretário especial adjunto de Previdênci­a e Trabalho, Bruno Bianco, acredita que o principal fator foi a ampliação dos serviços digitais.

As solicitaçõ­es pela internet, no Meu INSS, e por telefone estão em alta no ano e aceleraram em julho. Já a entrega de documentos para aposentado­ria nas agências tem caído desde aneiro. “Não há dúvida. Sempre que tem ajuste na Previdênci­a, por causa da falta de informação, há corrida. Mas me parece que esse não foi o maior motivo”, disse Bianco.

O governo avalia que a população está bem informada sobre as regras de transição, já que a idade mínima de 65 anos e de 62 anos para aposentado­ria entrará em vigor gradualmen­te. Mas reconhece que algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre a reforma.

O número de pedidos de aposentado­ria em julho retornou próximo da média registrada em 2017 e 2018, quando se debateu a reforma de Temer, superior aos meses de 2016. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil