Agora

DESTAQUE DO DIA Capital paulista tem a primeira morte por sarampo desde 1997

Homem de 42 anos morava na zona leste e não há registros de que ele tenha tomado a vacina

-

O estado de São Paulo confirmou nesta quartafeir­a (28) a primeira morte por sarampo desde 1997, ano em que houve 23 óbitos em decorrênci­a da doença.

A vítima é um homem de 42 anos, morador da zona leste da capital, sem registro de imunização.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele havia passado por cirurgia para retirada do baço, órgão do sistema linfático que ajuda na defesa do organismo. A morte foi registrada no dia último 17.

De acordo com o Ministério da Saúde, foi a primeira morte registrada neste ano no país em decorrênci­a da doença. Outra por suspeita de sarampo, em Pernambuco, está em investigaç­ão.

Segundo Solange Saboia, coordenado­ra de Vigilância em Saúde de São Paulo, a confirmaçã­o de mortes por sarampo precisa seguir protocolos internacio­nais.

A secretaria diz que continuará com ações de bloqueio quando há casos suspeitos. Elas têm o objetivo de interrompe­r a transmissã­o da doença e ocorrem na residência do paciente e em locais frequentad­os por ele. Neste ano já foram mais de 7.000 ações.

Na última semana, Saboia afirmou que a capital só tinha estoque de vacinas contra a doença até esta segunda-feira (26). O Ministério da Saúde afirmou que antecipari­a o envio de doses de rotina da vacina e de mais de 320 mil doses para reforço nas crianças.

O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson Oliveira, diz que a pasta avalia a situação na capital paulista e Grande SP como uma emergência local em saúde pública. Não houve, porém, formalizaç­ão desse status.

São Paulo responde pela maioria dos registros de sarampo no país (veja números abaixo). Outros 12 estados apresentam surto ativo da doença.

Dados de novo boletim divulgados nesta quarta apontam 32 casos confirmado­s de sarampo nesses locais: 12 no Rio de Janeiro, 5 em Pernambuco, 4 em Santa Catarina e 3 no Distrito Federal. Goiás, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Piauí têm 1 registro cada. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil