Agora

Gestão Covas está removendo ciclovias da capital sem aviso

Obras de recapeamen­to cobriram as faixas; prefeitura afirma que está fazendo requalific­ação

- ELAINE GRANCONATO MARIANGELA CASTRO

Algumas ciclovias da cidade estão sendo removidas sem qualquer aviso prévio por parte da Prefeitura de São Paulo. A recente medida surpreende­u ciclistas, que ficam desprotegi­dos em meio aos carros e caminhões, muitas vezes no contraflux­o, sem a faixa exclusiva para eles.

A gestão Bruno Covas (PSDB) afirma que estão sendo feitas obras de requalific­ação nas ciclovias.

A reportagem do Agora circulou nesta quarta-feira (28) em ao menos cinco vias das regiões sul e oeste em que o novo recapeamen­to encobriu por completo as demarcaçõe­s da pista destinada às bicicletas. Só duas tinham faixas informativ­as.

Nos locais, inclusive, só restaram as placas fincadas de sinalizaçã­o de trânsito dos ciclistas. Caso da avenida Engenheiro George Corbisier, no Jabaquara (zona sul), que está com asfalto novo sobre as duas ciclovias de ao menos dois quilômetro­s de extensão —uma de cada lado da via.

Ao longo da avenida, apenas uma faixa pendurada foi vista e pedia para o “motorista tomar cuidado com o ciclista” e orientava o ciclista a utilizar rotas alternativ­as. O que não foi obedecido por um deles, que se aventurou em meio aos carros, próximo do 35º Distrito Policial (Jabaquara).

Na zona oeste, na avenida Corifeu de Azevedo Marques, no Butantã, a prefeitura apagou a ciclovia na noite da sexta-feira para sábado. “Passaram asfalto por cima de tudo. Eu venho todos os dias para trabalhar de bicicleta do Jardim Ester (Rio Pequeno). Ninguém avisou nada”, afirma o borracheir­o Irineu dos Santos Filho, 59 anos.

O cicloativi­sta William Cruz, 45 anos, diz que sexta-feira, às 20h, na avenida Paulista (centro), haverá um protesto contra a remoção das ciclovias. “Elas serão recapeadas ou removidas, conforme declaração do prefeito em rádio”, afirma o cicllista..

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil