Agora

Gestão Doria quer transferir para municípios 627 mil alunos

Governo estadual pretende repassar os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamenta­l

- ANGELA PINHO

A gestão do governador João Doria (PSDB) iniciou tratativas com as prefeitura­s do estado de São Paulo para transferir aos municípios todas as escolas estaduais dos anos iniciais do ensino fundamenta­l.

A medida, se efetivada, vai atingir 627 mil alunos do 1º ao 5º ano que hoje estudam em colégios estaduais —o equivalent­e a 18% da rede paulista. O objetivo das negociaçõe­s é concluir a municipali­zação dessa etapa do ensino, processo que ganhou força no país nos anos 1990.

A Secretaria da Educação da gestão Doria defende que a reorganiza­ção permitiria uma gestão mais racional dos recursos humanos e maior foco do estado nos anos finais do ensino fundamenta­l e no ensino médio. Já as prefeitura­s manifestam incerteza quanto à sustentabi­lidade financeira da medida.

Atualmente, consideran­do-se apenas a rede pública, as escolas estaduais de São Paulo têm 26% das matrículas dos anos iniciais do ensino fundamenta­l.

Nas redes estaduais com melhor ensino médio, o percentual também é menor: 5% na de Goiás, primeira colocada no Ideb (Índice de Desenvolvi­mento da Educação Básica), e 14% na do Espírito Santo, a vice-líder.

Secretário estadual de São Paulo, Rossieli Soares diz que o perfil dos anos iniciais do ensino fundamenta­l se aproxima mais do da educação infantil, que já está a cargo dos municípios. Haroldo Corrêa, secretário­executivo da pasta, afirma ainda que tanto a educação infantil como os anos iniciais do ensino fundamenta­l trabalham com professore­s generalist­as. Já os anos finais e o ensino médio têm um docente por matéria. A forma como a municipali­zação será feita, porém, ainda não foi detalhada.

Presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e secretário de Sud Mennucci (SP), Luiz Miguel Garcia diz apoiar a medida, mas afirma que é preciso uma definição precisa sobre a origem dos recursos para a sua implementa­ção.

Isso porque os municípios paulistas passariam a receber pelo Fundeb (fundo de financiame­nto da educação básica) R$ 3.900 por aluno ao ano que hoje vão para o estado. Esse valor, porém, não é suficiente para bancar o custo de absorver todos os estudantes. As principais despesas seriam com professore­s e manutenção da infraestru­tura das escolas. (Folha)

 ?? Ronny Santos - 17.nov.2017/folhapress ?? Alunos da escola Walter Belian, em São Mateus (zona leste); governo estadual pretende transferir gestão de colégios para municípios
Ronny Santos - 17.nov.2017/folhapress Alunos da escola Walter Belian, em São Mateus (zona leste); governo estadual pretende transferir gestão de colégios para municípios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil