Agora

Time mesclado

Técnica sueca comanda a seleção feminina contra a Argentina, no Pacaembu

- CLAUDINEI QUEIROZ

A sueca Pia Sundhage estreia nesta quinta-feira (29) no comando da seleção brasileira feminina de futebol contra a Argentina, às 21h30, no Pacaembu. O jogo é válido por um torneio internacio­nal amistoso que ainda reúne Chile e Costa Rica —as duas seleções jogam às 19h.

Para o duelo, Sundhage resolveu apostar em uma equipe mesclada entre jogadoras experiente­s e outras mais jovens.

“Gosto de mesclar diferentes gerações de atletas. E essa mescla pode ser dinâmica. Se você é uma jogadora experiente e percebe que há jovens se destacando, sabe que precisa dar seu melhor. Por outro lado, as atletas mais jovens trazem muita energia ao grupo. Essa mistura é muito boa, porque você precisa das duas coisas”, disse Pia, em entrevista coletiva.

Entre essas jovens que ganharam chance na primeira convocação da sueca estão a meia Yayá, 17 anos, destaque do São Paulo na conquista da Série A-2 do Campeonato Brasileiro, e a dupla de artilheira­s do Corinthian­s: Milene, 23 anos, e Victoria Albuquerqu­e, 20 anos, chamada de última hora após o corte da craque Marta, que sofreu uma lesão na coxa esquerda pelo Orlando Pride, time que defende nos Estados Unidos.

Pia acompanhou jogos do Brasileiro Feminino nas últimas semanas para analisar as jogadoras e viu diferenças entre o futebol praticado aqui e em outras ligas, como a da Suécia e a dos EUA —onde trabalhou tanto em clubes como na seleção.

“Se você olhar os 90 minutos, o futebol jogado nos Estados Unidos é mais intenso, por exemplo. Na Suécia é um pouco mais organizado. Aqui, há uma intensidad­e em determinad­os momentos do jogo, e é um futebol muito técnico. Então, tenho que me acostumar ao jogo brasileiro e ir adicionand­o outros estilos. É diferente, mas tenho gostado do que vejo”, concluiu.

A seleção deve entrar em campo contra a Argentina com Bárbara; Letícia Santos, Kethleen, Erika e Tamires; Luana, Formiga e Andressa Alves; Debinha, Bia Zaneratto e Ludmila.

 ?? Mauro Horita/cbf/divulgação ?? A técnica Pia Sundhage conversa com as jogadas brasileira­s no treino realizado nesta quarta-feira (28), véspera da estreia da sueca como comandante da seleção feminina, contra a Argentina, no Pacaembu
Mauro Horita/cbf/divulgação A técnica Pia Sundhage conversa com as jogadas brasileira­s no treino realizado nesta quarta-feira (28), véspera da estreia da sueca como comandante da seleção feminina, contra a Argentina, no Pacaembu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil