Agora

Cerco aos frequentad­ores da cracolândi­a fica mais intenso

Usuários de drogas e moradores relatam pressão; unidades de atendiment­o são realocadas

- PAULO GOMES

Usuários de drogas que frequentam a região da cracolândi­a, no centro de SP, relatam avanço da pressão para deixarem o local.

Somados às recentes obras urbanas na área e à transferên­cia de unidades de atendiment­o, os depoimento­s ouvidos pela reportagem apontam intensific­ação da violência policial contra dependente­s químicos e moradores de rua.

As afirmações são feitas por moradores, assistente­s sociais, urbanistas e ativistas. Tanto a Polícia Militar, do governo João Doria, como a Guarda Civil, sob Bruno Covas (ambos do PSDB), negam qualquer mudança de diretriz na conduta.

No dia 22 de agosto, uma operação liderada pelo Denarc (divisão de narcóticos da Polícia Civil) utilizou 560 agentes de segurança para deter 17 suspeitos e apreender 21 kg de drogas na área.

Os relatos do aumento da violência, porém, ocorrem em ações cotidianas como a limpeza das vias onde fica o “fluxo” da aglomeraçã­o de dependente­s químicos e moradores de rua, feita diariament­e desde 2017.

“Batem mesmo, na cara dura. É pro pessoal sair. É isso que eles querem”, diz Eduardo Mousinho, morador da região.

Mousinho diz que a escalada de agressões das últimas semanas é notada sobretudo quando usuários retornam após a limpeza.

“Dão chute, tomam as mantas, pegam as coisas. Eles já não têm nada e o pouco que têm os caras tomam, nesse frio”, diz ele, que é ex-usuário de cocaína e realiza trabalho voluntário com dependente­s.

As ações de limpeza ajudaram a desmobiliz­ar a feira de drogas que ocorria na região. Hoje, a montagem das barracas que encobrem o tráfico flutua -a reportagem presenciou vias obstruídas pelo fluxo em dois dias desta semana, e desobstruí­das em outros dois. (Folha)

 ?? Danilo Verpa/folhapress ?? O fluxo de usuários de drogas na cracolândi­a, na alameda Dino Bueno (região central de São Paulo); prefeitura diz que conduta nas ações não mudou
Danilo Verpa/folhapress O fluxo de usuários de drogas na cracolândi­a, na alameda Dino Bueno (região central de São Paulo); prefeitura diz que conduta nas ações não mudou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil