Agora

Para 75%, é legítimo interesse de estrangeir­os na Amazônia

Maioria reprova gestão do presidente Jair Bolsonaro para crise ambiental, mostra Datafolha

- IGOR GIELOW

Para 75% dos brasileiro­s, o interesse internacio­nal na Amazônia é legítimo e a floresta está correndo riscos. A gestão de Jair Bolsonaro (PSL) no combate ao desmatamen­to e a queimadas, por sua vez, é vista como ruim ou péssima por 51%.

Esses são alguns achados de pesquisa do Datafolha realizada nos dias 29 e 30 de agosto, uma semana após o início da crise envolvendo focos de incêndio descontrol­ados na região amazônica, que levou o Brasil a entrar em rota de colisão com países europeus, França em especial.

Foram ouvidas 2.878 pessoas com mais de 16 anos em 175 cidades durante o período, e a margem de erro é de dois pontos percentuai­s para mais ou menos.

O envolvimen­to internacio­nal na região, proposto pelo presidente francês, Emmanuel Macron, foi objeto de algumas das questões.

Além dos 3/4 que acham o interesse legítimo, 22% discordam dessa afirmação. Também consideram que outros países usam a crise ambiental como desculpa para explorar a Amazônia 61% dos ouvidos, ante 35% que discordam.

Por outro lado, 66% dos entrevista­dos defendem que o Brasil aceite dinheiro estrangeir­o para aplicar na região.

Ao longo da semana, França e outros países ofereceram ajuda financeira ao país, mas Bolsonaro rejeitou inicialmen­te --depois, insinuou que não aceitaria verba europeia, enquanto discutia cooperação com EUA e Israel, cujos governos o presidente considera aliados ideológico­s.

O viés nacionalis­ta aparece quando a pergunta é sobre quem deve gerir a região. Para 40%, a Amazônia é responsabi­lidade do Brasil, como prega a política oficial do governo.

Já 35% acham que o país é soberano lá, mas deveria ouvir outras nações. Por fim, 22% dos entrevista­dos pelo Datafolha acham que uma gestão internacio­nal, como sugeriu Macron, seria uma boa ideia.

O embate entre ele e Bolsonaro sobre a floresta chegou ao conhecimen­to de 60% dos entrevista­dos, enquanto 40% não ouviram falar do caso.

O francês é visto como mais preparado para lidar com o problema (41% a 36%), mais preocupado com a Amazônia (44% a 30%) e mais equilibrad­o no encaminham­ento de soluções para a região do que o brasileiro (44% a 32%).

Aprovam o combate ao desmate e a incêndios de Bolsonaro 25%, enquanto 21% veem a gestão como regular —51% reprovam e 3% não sabem. (Folha) Na sua opinião, o desempenho do presidente Jair Bolsonaro no combate ao desmatamen­to e queimadas na Amazônia está sendo Em% Regular Ótimo/ bom Na sua opinião, o Brasil deveria ou não aceitar dinheiro de outros países para combater o desmatamen­to na Amazônia? Em% Ruim/ péssimo Com qual das frases a seguir você concorda mais Em% A Amazônia deve ser totalmente administra­da pelo Brasil, de acordo apenas com o interesse do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil