Agora

Vice de Doria acumula tarefas e vira gerente do governo de SP

-

Aliado incondicio­nal do tucano, Rodrigo Garcia é visto como sucessor para 2022

Pela mesa de Rodrigo Garcia (DEM), 45 anos, vice-governador de SP, passam projetos prioritári­os, controle de gastos e parcerias com a iniciativa privada. As atribuiçõe­s não são as de um vice, mas do secretário de Governo, cargo que aceitou após convite do governador João Doria (PSDB).

Durante a corrida eleitoral do ano passado, vencida de forma apertada por 740 mil votos, Doria percebeu o perfil “tocador” de Garcia. O vice era coordenado­r da campanha e conseguia tirar as coisas do papel.

Eleito, tornou-se o gerente do governo Doria. É reconhecid­o internamen­te pelo caráter técnico e pela experiênci­a na gestão pública. De 2010 a 2018, Garcia foi secretário municipal na gestão Gilberto Kassab (PSD) e secretário estadual de três pastas na gestão Geraldo Alckmin (PSDB).

Para Doria, é uma mão na roda. Além de se dedicar à viabilizaç­ão das metas do tucano, Garcia compõe seu time de seguidores fiéis. É aliado incondicio­nal do governador, a quem se refere como “chefe”, “comandante” e “líder”.

Garcia conhece a máxima de que vice é expectativ­a, mas tem habilidade para domar as suas próprias. Entre aliados, é tido como candidato a governador em 2022 —embora não admita e desconvers­e quando questionad­o a respeito.

Garcia também é alvo de acusações. Recentemen­te, a Folha de S.paulo revelou que o ex-presidente da OAS preso pela Operação Lava Jato em Curitiba, o empresário Léo Pinheiro, disse ter autorizado o pagamento de R$ 1 milhão em espécie a Garcia para acelerar liberação de verba para obra da linha 4-amarela do Metrô de São Paulo.

Garcia disse que “não tinha tempo de comentar uma história sem pé nem cabeça”. Já o irmão de Garcia, o empresário Marco Aurélio Garcia, foi condenado em novembro de 2018 em segunda instância a 16 anos de prisão por lavagem de dinheiro. Conhecidos da família dizem que os irmãos são afastados. (Folha)

 ?? Divulgação/governo do Estado de SP ?? O vice-governador de SP, Rodrigo Garcia, foi acusado de receber propina da OAS
Divulgação/governo do Estado de SP O vice-governador de SP, Rodrigo Garcia, foi acusado de receber propina da OAS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil