Agora

Asmáticos devem se programar antes de qualquer viagem O QUE PODE CAUSAR A INFLAMAÇÃO

Planejamen­to com orientação médica e remédios fazem parte do pacote

- WILLIAM CARDOSO

https://bit.ly/2zwurew

As viagens de férias e nos fins de semanas prolongado­s devem ser aproveitad­as ao máximo. Mas especialis­tas fazem alguns alertas para que não se transforme­m em um pesadelo para pessoas asmáticas.

No último fim de semana, a escritora Fernanda Young morreu durante uma crise de asma enquanto passeava no sítio da família em Gonçalves (MG).

Segundo especialis­tas, as viagens de um asmático devem ser precedidas de uma série de cuidados. “Um paciente que tem asma precisa procurar a assistênci­a do seu médico, conversar com ele e se programar em relação a essa viagem”, diz Rodrigo Abensur Athanazio, médico assistente da divisão de pneumologi­a do Incor (Instituto do Coração) e Hospital das Clínicas.

Segundo Athanazio, é importante que o paciente tenha um planejamen­to terapêutic­o para identifica­r sintomas. O especialis­ta explica também que é comum viagens para casas que ficam fechadas por muito tempo, o que favorece o surgimento da crise. “Outras pessoas devem entrar primeiro, abrir janela ou fazer a limpeza do local para tirar a poeira e o mofo”, diz Athanazio.

Supervisor do programa de residência em Clínica Médica da Escola Municipal de Saúde, Roberto Stirbulov diz que o paciente deve ter uma orientação individual­izada. Ele ressalta, ainda, que alguns sintomas devem acender o alerta. “Os mais comuns são falta de ar, dificuldad­e em expirar o ar do pulmão, chiado no peito, sensação de opressão no tórax, tosse persistent­e, seca ou produtiva e despertar noturno”, diz. Poeira Mofo

Pelo de animal de estimação

Cheiro forte de perfume Cloro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil