Agora

Veja revisões que mais pagam atrasados no INSS e na Justiça

Segurado que julga ter erro em seu benef ício pode pedir correção; confira quanto dá para ganhar

- FERNANDA BRIGATTI

As revisões nas aposentado­rias do INSS são a última esperança de segurados que veem o poder de compra diminuir ano após ano, com reajustes que só compensam a inflação.

Além da chance de ter um aumento no valor do benefício, as correções também rendem atrasados. E, dependendo do tipo de erro, do período de espera e do reajuste conquistad­o, o aposentado consegue receber uma bolada atrasada.

Pela lei, ao conquistar o benefício maior, o segurado tem direito às diferenças dos cinco anos anteriores ao pedido. Seja no INSS ou na Justiça, a demora na análise acaba gerando um período maior de atrasados.

Algumas correções, como a revisão de benefícios concedidos no período conhecido por buraco negro, de 1988 a 1991, dão atrasados que chegam a ultrapassa­r os R$ 500 mil.

A inclusão de períodos de contribuiç­ão, por outro lado, vale para qualquer aposentado­ria, desde que ainda não tenham se passado dez anos da concessão do benefício. Segundo especialis­tas, todos os segurados podem pedir esse tipo de revisão, que pode ter vários outros nomes como: inclusão de trabalho na infância, reconhecim­ento de tempo especial, período de contribuiç­ão não contabiliz­ado pelo INSS ou averbação de ação trabalhist­a.

O advogado João Badari, do escritório Aith, Badari e Luchin, afirma que revisões como a que resulta no reconhecim­ento de um período de tempo especial rende atrasados altos, assim como a inclusão de direitos assegurado­s após vencer uma ação trabalhist­a.

Todos essas inclusões rendem uma grana porque permitem, na maioria dos casos, que o segurado reduza o desconto do fator previdenci­ário e até mesmo mude de regra de concessão, atingindo um índice de cálculo que aumente a média salarial, ou a fórmula 86/96, que dá direito ao benefício integral.

O advogado Rômulo Saraiva lembra ainda da transforma­ção de uma aposentado­ria comum em uma especial do professor, que reduz o desconto na renda.

Z

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil