Agora

Usando GIFS no Whatsapp

Envie sua dúvida, sua idade e a cidade onde mora. Perguntas serão publicadas sem identifica­ção completa do remetente. A coluna pode publicar apenas trechos.

- Batepapo.internet@grupofolha.com.br

Compartilh­ar imagens animadas é febre nas redes sociais; aprenda como repassá-las

Eu recebo muitos GIFS pelo Face e pelo Messenger e gostaria de enviá-los para outras pessoas pelo Whatsapp. Dá para fazer isso? Cleusa, 49 anos

Em primeiro lugar, o que são GIFS? O nome é a sigla de Graphics Interchang­e Format, que significa formato de intercâmbi­o de gráficos. Basicament­e,

são arquivos bem pequenos usados para compartilh­ar imagens sem som que ficam em repetição constante.

Por causa de suas caracterís­ticas, esse formato se espalhou pela internet com a populariza­ção das redes sociais, principalm­ente em GIFS de humor que expressam reações como susto, aprovação, raiva e outras.

É possível sim salvar GIFS visualizad­os no Facebook ou recebidos em conversas pelo Messenger. Para fazer isso, é preciso primeiro salvar o GIF no seu celular.

Se for Android, abra o Face e role a sua timeline até achar o GIF desejado. Perceba que, logo abaixo do GIF, há um link com o endereço do site de onde ele veio. Clique em cima e aguarde que ele seja carregado.

Em seguida, clique nos três pontinhos no canto direito superior e selecione “Abrir no Chrome” (ou no navegador de internet padrão do seu celular). Qdo ele for aberto lá, clique em cima do GIF e mantenha o dedo pressionad­o por um instante. Dp clique em “Salvar imagem”.

Se for um iphone, faça o mesmo procedimen­to inicial. Dp de clicar no link embaixo do GIF, qdo ele for aberto em uma nova janelinha, clique em cima dele e selecione “Salvar imagem”.

No Messenger, tanto num celular Android qto num iphone, é a mesma coisa: basta clicar em cima do GIF e selecionar “Salvar imagem”.

Dp basta abrir o Whatsapp e fazer como se fosse anexar uma foto ou vídeo. O seu GIF vai estar salvo na sua Galeria e, para ficar mais fácil, aparece um selinho escrito “GIF” no cantinho da imagem na hora de selecionar o arquivo a ser anexado. Pronto, aí é só enviar para quem quiser.

 ??  ??
 ??  ?? Alessandra Kormann é jornalista e tradutora. Trabalhou sete anos na Folha de S.paulo. É colunista do Agora desde 2005.
Alessandra Kormann é jornalista e tradutora. Trabalhou sete anos na Folha de S.paulo. É colunista do Agora desde 2005.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil