Agora

Aposentado­ria foi DESABAFO solicitada em janeiro |

Benef ício por idade exige que os segurados tenham 65 anos, se homens, e 60 anos, se mulheres, além de 15 anos contribuiç­ão

- FERNANDA BRIGATTI desabafo.agora@grupofolha.com.br

O auxiliar administra­tivo Dorival de Paula Pires, 65 anos, conta que agendou o pedido de aposentado­ria por idade em janeiro deste ano, logo depois de completar a idade mínima exigida para esse tipo de benefício.

“Fui na agência da Penha (zona leste) e disseram que lá não agendava mais, que era só por telefone. Voltei para casa, liguei e agendei.”

Desde maio deste ano, os requerimen­tos são feitos a distância e o segurado só vai até uma APS (Agência da Previdênci­a Social) se o INSS considerar que precisa de mais informaçõe­s ou de documentos complement­ares que comprovem seu direito.

Encerrado o prazo de 45 dias informado pelo atendente na época do agendament­o do pedido, Pires começou a questionar o instituto sobre o resultado. “Toda semana eu ligo e a única coisa que eles falam é que está em análise”, explica.

O segurado relata que não tem mais conseguido trabalho fixo e precisa da renda da aposentado­ria para o sustento de sua família e também para comprar medicament­os.

“Eu tenho mais de 30 anos de contribuiç­ão. Na última firma, fiquei 15 anos trabalhand­o e só saí de lá porque ela faliu. Já trabalhei em financeiro, fui metalúrgic­o, fiz de tudo nessas áreas”, relata o segurado.

“Isso é um absurdo, já passou do prazo que eles deram e até agora nada de uma resposta.” Amazônia Bolsona- ro (PSL) fez uma sucessão de declaraçõe­s cuja retórica soou como um incentivo às queimadas ilegais que foram injustamen­te atribuídas a ONGS. Quando a situação chegou a um ponto alarmante, precisou que gente de fora acusasse o Brasil de queimar um patrimônio mundial. Sim, mundial, o que ocorre na Amazônia afeta o mundo todo.

Eliana França Leme Campinas - SP Queimadas O presidente Bolsonaro deveria agir imediatame­nte mandando as Forças Armadas intervirem nas clareiras ardentes da Amazônia para imobilizar essas ações de crimes ambientais, os jagunços e posseiros, uma verdadeira guerrilha florestal. Nossa Amazônia tem que ser motivo de orgulho e não de vergonha mundial como está se apresentan­do. Aí sim cabe truculênci­a!

José Bastos da Silva Cândido Mota - SP Bolsonaro Apesar das redes sociais adjetivare­m Bolsonaro de diversas formas, seu despreparo para o cargo é óbvio, mas não é unânime a reprovação.

Antonio Negrão de Sá Rio de Janeiro - RJ

Popularida­de Se a popularida­de do presidente cair, mas ele cumprir o que prometeu, pode cair à vontade!

Luís Fernando Amaral Laguna - SC

Maia Aparenteme­nte ninguém se indignou em Brasília com a notícia de que Rodrigo Maia (DEM) foi acusado de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e caixa 3.

Gildete Nascimento Santa Cecília - São Paulo

Fiscalizaç­ão Essa lei que proíbe fumar nos parques e prevê multa de R$ 500 está fadada ao fracasso. Quero ver quem vai fiscalizar, multar e, principalm­ente, pagar.

Ricardo Dias dos Reis São Miguel Paulista - SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil