Agora

Condomínio não pode ser usado para a disputa de jogos de azar U

Atividade não pode ter fins lucrativos nem comerciais; até bingo tem que se enquadrar nas regras

- MARIANGELA CASTRO

O bingo pode ser considerad­o um jogo de azar quando é aberto ao público e com prêmio em dinheiro José R. Graiche, advogado E-mail: predios.agora@grupofolha.com.br Whatsapp: (11) 97549-7959

Partidas de pôquer, bingo, buraco e outros jogos de carta são cada vez mais comuns em condomínio­s. Em alguns casos, o síndico organiza campeonato­s entre os moradores. Em outros, os condôminos são responsáve­is por agitar os jogos.

O advogado especialis­ta em direito imobiliári­o e presidente do Grupo Graiche, José Roberto Graiche, diz que, apesar dessas partidas serem comuns, o condomínio deve estar atento para não realizar jogos de azar, que são vedados por lei.

“O pôquer não é considerad­o um jogo de azar, por exemplo, porque ele depende da habilidade do jogador, assim como o buraco e outros jogos de baralho. Já o bingo pode ser considerad­o um jogo de azar quando é aberto ao público e com prêmio em dinheiro. Se for só para os moradores, para ajudar alguma entidade, é permitido”, diz Graiche.

O síndico profission­al Luiz Laurino conta que nos prédios em que trabalha o condomínio prefere não se envolver com as partidas de jogos de cartas realizadas entre os moradores. “A gente autoriza o uso do salão, mas geralmente é uma coisa específica dos condôminos, como se fosse uma pizza entre amigos, não é algo que envolve a administra­ção dos condomínio­s.”

De maneira geral, a principal caracterís­tica que define quais jogos serão ou não permitidos é a finalidade de cada um, esclarece o advogado condominia­l Laio Leão. “Um condomínio residencia­l não pode ter fins lucrativos nem comerciais, isso desvirtuar­ia a finalidade do prédio. Então, ainda que partidas de pôquer envolvam dinheiro, se o fim dos jogos for apenas recreativo, elas podem ser realizadas”, diz o advogado.

 ?? Ronny Santos/folhapress ?? O síndico profission­al Luiz Laurino, no prédio que administra no Tatuapé (zona leste de São Paulo); mesa de jogos é usada pelos moradores
Ronny Santos/folhapress O síndico profission­al Luiz Laurino, no prédio que administra no Tatuapé (zona leste de São Paulo); mesa de jogos é usada pelos moradores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil