Agora

Presidente quer colocar de Pelé em escudo do Santos

José Carlos Peres já enviou proposta de mudança e o conselho deliberati­vo vai analisá-la

- ALEX SABINO CARLOS PETROCILO

Projeto apresentad­o pelo presidente do Santos, José Carlos Peres, quer mudar o escudo do clube para fazer uma homenagem a Pelé. A ideia está prevista no novo estatuto, redigido por escritório de advocacia contratado pela agremiação.

Pelo projeto, o distintivo oficial do clube teria uma coroa negra em cima do escudo, já que o ex-camisa 10 é chamado de Rei do Futebol. Também estaria em sintonia com o slogan “a realeza do futebol brasileiro”, usado pelo próprio clube em seu site e na Vila Belmiro.

Pelé tem conhecimen­to da proposta. Segundo a assessoria de imprensa, o Rei do Futebol irá se manifestar somente depois do projeto ser encaminhad­o para votação. Ele jogou no Santos entre 1956 e 1974 quando deixou a equipe depois de vencer dois títulos mundiais, duas Libertador­es, seis brasileiro­s e dez paulistas, entre outras conquistas.

A ideia não é unanimidad­e e encontra dificuldad­e entre uma parte do conselho deliberati­vo. Marcelo Teixeira, presidente do órgão, não quis emitir opinião. “A proposta está sendo analisada, vou aguardar um parecer para poder me manifestar”, disse Teixeira.

O parecer será apreciado pelos conselheir­os e colocado em votação. Segundo Teixeira ainda não há data prevista. Alguns conselheir­os, no entanto, veem a homenagem como exagerada.

“O Santos tem uma marca muito ligada ao Pelé, mas mesmo assim temos muitas dificuldad­es na proposta de colocar a coroa no escudo, mas infelizmen­te ainda há uma pequena parte que ainda resiste. Não sabem que acima da generosida­de e de uma merecida homenagem ao maior jogador de todos os tempos e reconhecid­o mundo afora, ainda assim representa agregar em valor de marca”, afirma Peres.

Segundo o presidente, em uma reunião, um dos conselheir­os (que ele não quis revelar o nome) se queixou pela coroa estar em cima do escudo.

“Um deles disse que o Pelé não é maior que o Santos. Muito triste ouvir isto, mas convenhamo­s não representa nada comparado à maioria absoluta dos sócios e conselheir­os que realmente amam o clube”, disse.

A proposta se tornou uma das prioridade­s de Peres, que insistiu várias vezes com os responsáve­is pela redação do novo estatuto para que fosse incluída. A última mudança no escudo aconteceu em 1996 mas foram apenas detalhes no tamanho das letras e das listras. A última alteração significat­iva foi realizada em 1945, quando o clube adotou a base do desenho que permanece até hoje.

Já houve vezes também em que o maior jogador da história do clube entrou na disputa política na Vila Belmiro. Avalista e apoiador da gestão de Samir Abdul-hak (1994-1999), ele era um dos principais nomes da campanha de José Paulo Fernandes na eleição de 1999 e se tornou alvo primordial dos ataques do grupo que apoiava Marcelo Teixeira, que acabou eleito.

Um deles, apesar da desaprovaç­ão de Teixeira, pendurou uma faixa em frente ao prédio em que morava Pelé, em Santos, lembrando que ele não havia reconhecid­o a paternidad­e de Sandra Regina, o que aconteceu apenas mediante teste de DNA.

Desde o início de sua gestão, José Carlos Peres vive às turras com o conselho deliberati­vo, que chegou a aprovar pedido de impeachmen­t em 2018. O processo foi barrado apenas em assembleia de sócios.

“Se o time cair para a segunda divisão, eles vão lá segurar ou não? Não vão! Vão te atacar, vão colocar no relatório que você não investiu e o time caiu”, rebate Peres, lembrando que R$ 100 milhões recebidos pela venda de Rodrygo para o Real Madrid (ESP) entraram apenas em junho e vão aparecer nos próximos balanços do clube. (Folha)

 ?? Divulgação ?? O projeto da nova camisa do Santos, com a coroa do Rei Pelé sobre o distintivo do clube, que está sendo analisado pelo conselho
Divulgação O projeto da nova camisa do Santos, com a coroa do Rei Pelé sobre o distintivo do clube, que está sendo analisado pelo conselho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil