Agora

Paula Burlamaqui diz fazer terapia para lidar com o envelhecim­ento

Atriz diz que sofre com o aparecimen­to de rugas e que conselho para buscar ajuda partiu da dermatolog­ista

- MARCELA RIBEIRO

Aos 52 anos, Paula Burlamaqui admite com sinceridad­e e bom humor que tem tido dificuldad­e para lidar com a passagem do tempo. “Fisicament­e, [envelhecer] é uma merda. Seu colágeno acaba, você vai para uma festa e, no dia seguinte, demora três dias para se recuperar do que bebeu. É diferente. Por isso, qualquer elogio para mim, aos 52 anos, é bem-vindo, sou extremamen­te vaidosa”, diz a atriz.

Burlamaqui afirma, contudo, que envelhecer também tem seus benefícios: ela aprendeu a gostar mais de si mesma e já não quer mais estar em todos os lugares ao mesmo tempo. “É a maturidade”, define.

Eleita “Garota do Fantástico” em 1987, a atriz diz ter se acostumado com o rótulo de musa e afirma que é extremamen­te exigente com sua aparência.

“Tiro fotos na minha casa com o meu marido e falo: ‘Não gostei, não vou postar’. E apago. Tenho que ir ao banheiro fazer uma maquiagem. Sou uma pessoa que, em 1987, ganhou um concurso de beleza. Por mais que eu tenha estudado, corrido atrás e tentado ser uma pessoa melhor como atriz, sempre estive nesse nicho da gostosa, da bonita.”

A ideia de buscar terapia para trabalhar a autoaceita­ção e lidar melhor com o envelhecim­ento, ela conta, surgiu a partir de um conselho da dermatolog­ista.

“Sei que terei de aceitar. Só tem dois caminhos: morrer ou querer ficar velha. Eu, por enquanto, estou querendo ficar velha, então não tem jeito. Não sou mais aquela menininha de 30 anos que saía na Viradouro e vinha aquela quantidade de gente atrás. Estou com 52 anos, com rugas na cara, o pescoço enrugado, a minha barriga na praia tenho que botar um filtro e tudo bem. Conquistei outras coisas.”

Burlamaqui admite que faz procedimen­tos estéticos com frequência para amenizar rugas e marcas de expressão do rosto.

“Vejo rugas no meu pescoço que me dão angústia por ter tomado muito sol. Os pés de galinha aqui me fazem ligar para a dermatolog­ista dia sim dia também”, brinca. “Ela é muito minha amiga e diz: ‘Você tem que buscar uma terapia, porque só vai piorar’.”

Ela admite, por exemplo, que sempre faz aplicações de botox. “A primeira ruga que dá na minha testa, eu saio correndo para fazer. Também faço laser em alguns locais do rosto. Tentei colocar preenchime­nto na boca, mas tirei porque ficou horroroso!”

Romance com jovem na TV

No ar na novela “Órfãos da Terra” (Globo) como a médica Letícia, a atriz comemora a repercussã­o positiva do romance de sua personagem com o jovem Benjamim (Filipe Bragança) —a diferença de idade entre os dois é de cerca de 30 anos. Na vida real, ela é casada com o ator Edu Reyes, que é 13 anos mais novo.

“Quando você vê homens mais velhos com garotinhas, todo mundo acha normal”, opina —segundo ela, essa é uma das formas que o homem encontrou para se sentir “potente”. Quando é a gente com um garotinho, comentam: ‘Coitadinha daquela velha’”, critica. “Graças a Deus isso está mudando, acho isso pela reação do público.” (UOL)

Por mais que eu tenha estudado, corrido atrás e tentado ser uma pessoa melhor como atriz, sempre estive no nicho da gostosa Paula Burlamaqui, 52, sobre vaidade

 ?? Paulo Belote/tvglobo ?? A atriz Paula Burlamaqui hoje, as 52 anos; em 1987, ela foi eleita ‘Garota do Fantástico’
Paulo Belote/tvglobo A atriz Paula Burlamaqui hoje, as 52 anos; em 1987, ela foi eleita ‘Garota do Fantástico’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil