Agora

Você acredita em Papai Noel?, diz presidente ao minimizar pesquisa

-

O presidente Jair Bolsonaro criticou pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (2) que apontou o aumento de sua reprovação, inclusive entre a população mais rica.

Em entrevista, ao deixar o Palácio da Alvorada, ele questionou se alguém ainda acredita no instituto de pesquisa. “Alguém acredita no Datafolha? Você acredita em Papai Noel? Outra pergunta”, disse.

Em seguida, o presidente foi lembrado que, no início deste mês, ele mesmo falou em dados compatívei­s do instituto em pesquisa à época sobre a rejeição ao garimpo em áreas indígenas. “De vez em quando, quando a pesquisa não é politica, há uma tendência de fazer a coisa certa”, disse.

Mais tarde, Bolsonaro distorceu dados em uma nova crítica ao Datafolha, desta vez no Twitter.

O presidente escreveu: “Segundo o mesmo Datafolha que diz que eu seria derrotado se as eleições fossem hoje, eu perdi as eleições de 2018. Muito confiável!”.

O levantamen­to, porém, foi feito entre os dias 26 e 28 de setembro, cerca de uma semana antes do primeiro turno, e apontava cresciment­o do petista Fernando Haddad. A última pesquisa apontou vitória de Bolsonaro (Folha) de forma expressiva Onde a aprovação caiu de forma expressiva Católicos Brancos Fx. etária de 35 a 44 anos Moradores do Nordeste Pretos Indígenas Homens Neopenteco­stais Fx. etária de 16 a 24 anos Empresário­s Amarelos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil