Agora

Sofrência para vender

Indústria do sertanejo em Goiânia vira fábrica de hits; letras podem custar R$ 5.000, mas, se cantor quiser exclusivid­ade, valor pode crescer cinco vezes

- LUCAS BRÊDA

GOIÂNIA Waleria Leão está com pressa. Falta pouco para as 22h de uma quinta-feira, quando ela faz a quarta reunião com um cantor no dia. “Toda hora tem artista aqui. O que faço em um dia demorava um mês para conseguir em São Paulo”, ela conta.

Filha da consagrada compositor­a Fátima Leão —de “Dormi na Praça”, de Bruno & Marrone—, ela está há cerca de dez anos em Goiânia, seguindo a profissão da mãe. Em seu escritório num prédio comercial, ela recorre aos quadros na parede para refrescar a memória.

Cada imagem de cantor ou dupla sertaneja traz o nome da música que ela criou ao lado. “Preciso deixar só os nomes dos artistas, tem vários para quem já fiz mais de uma”, diz. No estúdio ao lado, três jovens parceiros da compositor­a gravam um projeto de refrão sobre preferir a vida de solteiro.

Em alguns dias, aquela música pode valer R$ 5.000 só pela liberação —quando um cantor paga pelo direito de gravar a canção. Para ser o único a poder registrar determinad­a faixa por um período de tempo —em geral um ano—, é necessário negociar a exclusivid­ade, e o valor então pode crescer quatro ou cinco vezes.

Isso é a maior fonte de renda dos compositor­es de música sertaneja. Há também o dinheiro de direitos autorais, repassado pelo Ecad, órgão que cobra as rádios e afins pela execução das músicas e paga os artistas, mas sobreviver disso é privilégio dos autores de hits.

Hoje, Goiânia é a capital do negócio de composiçõe­s. Quando alguém como Gusttavo Lima ou Wesley Safadão está montando o repertório de um disco, ele vai à cidade para as audições, que são reuniões de cantores, agentes e compositor­es para caçar músicas.

“Até Marília Mendonça, uma das

 ?? Divulgação ?? Marília Mendonça canta o sucesso ‘Ciumeira’, composta pelo Single Hits
Divulgação Marília Mendonça canta o sucesso ‘Ciumeira’, composta pelo Single Hits

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil