Agora

Bruno Alves e Anderson Martins têm disputa acirrada na defesa

Antes titular absoluto, Bruno Alves vai para o banco para Cuca tentar aperfeiçoa­r a saída de bola

- ARTHUR SANDES

Se o ataque do São Paulo dá dor de cabeça a Cuca por falta de opções, na defesa, o setor mais regular da equipe, o treinador também tem mexido e acirrado a disputa por uma vaga entre os 11.

Jogador de linha que mais atuou na temporada pelo São Paulo —2.864 minutos—, Bruno Alves era um dos pilares da defesa.

Depois de cumprir suspensão, porém, o beque perdeu espaço e não vai a campo há três partidas.

O técnico Cuca defende que não há titulares ou reservas na zaga tricolor, mas revela que a entrada de Anderson Martins na equipe tem muito a ver com sua precisão na saída de bola.

“É uma questão de números”, justificou Cuca em entrevista coletiva no último final de semana.

De fato, neste Brasileirã­o, Anderson Martins tem desempenho melhor no quesito troca de passes: a diferença na média de passes certos é de quase dez por jogo (36,4 contra 27 de Bruno Alves), e a proporção de acertos fica ligeiramen­te acima da do companheir­o (98% a 95,5%), segundo dados do site de estatístic­as Footstats.

Para comparação, o equatorian­o Arboleda, o único com vaga cativa no setor defensivo da equipe, soma 26,6 passes certos por jogo, em média, e 94% de acertos.

Curiosamen­te, o melhor desempenho do São Paulo neste fundamento é de outro zagueiro, Walce, que disputou só três jogos no Brasileirã­o, mas tem média de 48,7 passes certos por partida —oito acima de Tchê Tchê, pilar do meio de campo do Tricolor.

“Eu não tenho uma dupla de zaga titular, eu tenho zagueiros titulares. O Walce era titular, hoje não está mais jogando, o Bruno saiu, o Anderson entrou, melhorou um pouco em algumas coisas que a gente tem que melhorar, que é na saída de bola. Ele é um jogador seguro, tanto quanto o Arboleda, tanto quanto o Bruno, e o Walce”, explicou Cuca.

Nos últimos três jogos, a dupla de zaga são-paulina teve Anderson Martins e Arboleda, mas a repetição não quer dizer que Bruno Alves virou reserva, pondera Cuca. “Eu mostro para eles os scouts e coloco [em campo] a melhor dupla para aquele jogo”, falou o treinador no sábado (31).

A indefiniçã­o dos titulares se explica em parte porque a disputa é parelha. Anderson Martins lidera os zagueiros em média de desarmes no Brasileirã­o (um a cada 60 minutos), enquanto Walce é o melhor em intercepta­ções (uma a cada 90 minutos), e Bruno Alves é quem mais rebate (uma a cada 102 minutos).

O trio, junto a Arboleda, compõe o leque de opções do São Paulo após a venda de Morato, ao Benfica, por R$ 27 milhões. (UOL)

 ?? Newton Menezes - 5.out.19/futura Press/folhapress ?? Pilar da defesa tricolor, Bruno Alves agrada à torcida do São Paulo, mas perdeu espaço no setor defensivo nas últimas partidas
Newton Menezes - 5.out.19/futura Press/folhapress Pilar da defesa tricolor, Bruno Alves agrada à torcida do São Paulo, mas perdeu espaço no setor defensivo nas últimas partidas
 ?? Jales Valquer - 30.jul.19/framephoto/folhapress ?? O zagueiro Anderson Martins ganha vaga de titular por bom desempenho na troca de passes, melhorando a saída de bola da equipe
Jales Valquer - 30.jul.19/framephoto/folhapress O zagueiro Anderson Martins ganha vaga de titular por bom desempenho na troca de passes, melhorando a saída de bola da equipe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil