Agora

Seleção bate Grécia por um ponto e passa Copa do Brasil conhece hoje os seus finalistas

Depois de ficar 17 pontos atrás, time nacional segura o astro da NBA Giannis Antetokoun­mpo e se classifica no Mundial da China

-

A seleção brasileira conseguiu tirar uma diferença de 17 pontos e conquistou a sua segunda vitória na Copa do Mundo de Basquete, nesta terça-feira (3), na China.

Após bater a Nova Zelândia na estreia, a equipe nacional venceu uma das favoritas ao título, a Grécia, por 79 a 78, pela segunda rodada da primeira fase, e garantiu a classifica­ção para a segunda etapa do torneio.

Os brasileiro­s não se intimidara­m com o ala-pivô do adversário Giannis Antetokoun­mpo, 24 anos, 2,11 metros de altura e MVP (jogador mais valioso) da última temporada da NBA atuando pelo Milwaukee Bucks.

Com grande atuação dos veteranos Anderson Varejão, 36, Marquinhos, 35, Alex Garcia, 39, e Leandrinho, 36, todos representa­ntes de times do basquete brasileiro na temporada mais recente, o Brasil superou a Grécia em um jogo equilibrad­o.

Após os europeus abrirem vantagem no segundo quarto da partida, a equipe verde-amarela foi para o intervalo dez pontos atrás no placar. Reagiu no início da terceira parcial e se consolidou na liderança, mas sempre com uma margem apertada no placar.

O fim da partida foi emocionant­e. Uma falta antidespor­tiva do armador Rafa Luz, 27 anos, o excluiu de quadra e permitiu aos gregos empatarem o duelo, dando mais dramaticid­ade aos instantes finais.

O Brasil voltou à liderança na sequência, mas, com três pontos de vantagem a dois segundos do término da partida, o ala Didi, 20, fez uma falta no campo de defesa que garantiu três lances livres à Grécia. Kostas Sloukas, porém, só converteu dois deles.

Cestinha da partida, o pivô Anderson Varejão marcou 22 pontos. Na entrevista após o duelo, o atleta recebeu um beijo do técnico da seleção, o croata Aleksandar Petrovic.

Os alas Marquinhos, com 15 pontos, além de Leandrinho e Alex, ambos com 13, também se destacaram no ataque brasileiro.

Na parte defensiva, Alex e Bruno Caboclo, ala de 23 anos que defende o Memphis Grizzlies na NBA, tiveram sucesso na marcação de Antetokoun­mpo.

Antes do jogo, Petrovic havia dito que sabia a receita para impedir o domínio do astro da liga americana. A estratégia de congestion­ar o garrafão e deixar o perímetro aberto para chutes de três funcionou, também porque os gregos tiveram um aproveitam­ento abaixo do esperado nos arremessos de longe (34,6%).

“Por que esse esporte é maravilhos­o? De um lado você tem um MVP, de 24 anos, e quem poderia parálo? O cara que tem 39 anos e ainda chuta traseiros na quadra! Isso é basquete!”, disse Petrovic.

“Isso [a vitória] é muito importante para o basquete brasileiro porque significa que estamos outra vez entre os grandes.”

Líder do Grupo F, o Brasil pega Montenegro na quinta (5). Na próxima fase, enfrentará os Estados Unidos e o vencedor do duelo entre turcos e tchecos. (Folha) SEMIFINAIS Os rivais gaúchos Grêmio e Internacio­nal estão em vantagem para decidirem pela primeira vez a Copa do Brasil. Após vencer o Cruzeiro por 1 a 0 no Mineirão, o Colorado precisa apenas de um empate nesta quarta (4), às 21h30, no Beira-rio, para ir à decisão. Derrota por dois gols dá Cruzeiro, e uma vitória celeste por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis. Já na Arena da Baixada, às 19h, o Grêmio pode até perder por 1 a 0 após fazer 2 a 0 em casa. O Athletico-pr tem de ganhar por três gols de diferença para conquistar a vaga. Uma vitória por dois gols de diferença favorável ao Furacão leva a decisão aos pênaltis. Se o Tricolor gaúcho não terá Everton Cebolinha, o Athletico também está sem Léo Pereira, ambos suspensos pelo terceiro amarelo. (CQ)

 ?? Andres Stapff - 24.jul.19/reuters ?? O centroavan­te Paolo Guerrero é um dos trunfos do Inter para garantir a vaga na final
Andres Stapff - 24.jul.19/reuters O centroavan­te Paolo Guerrero é um dos trunfos do Inter para garantir a vaga na final

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil