Agora

DESTAQUE DO DIA Vistoria encontra medicament­o vencido em postos e farmácias

Além de estarem foram do prazo de validade, remédios estavam guardados de forma errada

- MARIANGELA CASTRO

Vistoria realizada pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) em 298 farmácias e almoxarifa­dos de UBSS (Unidade Básica de Saúde) e hospitais apontou que 13,76% delas tinham medicament­os vencidos e que em 53,02% dos locais os remédios estavam com remédios próximos de vencer.

A fiscalizaç­ão ocorreu em 27 de agosto, em 221 municípios do estado, e apontou diversas irregulari­dades.

Em 26% das farmácias e almoxarifa­dos não havia farmacêuti­co. A maioria não contava com alvará do Corpo de Bombeiros (84,23%). Em 48,32% não havia alvará da Vigilância Sanitária.

Em Osasco (Grande SP), na UBS Anunciata de Lúcia, foram encontrado­s medicament­os junto à parede, com incidência de sol e em contato com o chão.

A vistoria também flagrou caixas e frascos de remédios vencidos, sacos de lixo jogados no canto das salas e refrigerad­or para insulina completame­nte vazio, em outras unidades do município.

Em Diadema (ABC), havia medicament­os em caixas de papelão e também com incidência de sol no Quarteirão da Saúde e na UPA (Unidade de Pronto-atendiment­o) Jardim Paineiras.

No geral, medicament­os encostados na parede foram observados em quase metade das unidades (42,95%), enquanto no chão e com incidência de sol foram vistos em 14,77% e 8,72% dos postos, respectiva­mente. Mais da metade dos estabeleci­mentos (56,13%) possuía divergênci­a entre a contagem física e o controle de estoque.

No litoral, o TCE achou medicament­os armazenado­s em armários enferrujad­os, na Farmácia da Policlínic­a SAE, em Cubatão (56 km de SP). E água armazenada na geladeira de medicament­os termolábei­s (produtos sensíveis à temperatur­a), na UBS Central de Bertioga (103 km de SP).

No interior do estado, a situação das geladeiras era mais alarmante. Em Itupeva (73 km de SP), havia uma caixa de suco na geladeira de medicament­os. Em Álvaro Carvalho (567 km de SP0, tinha água e manteiga no refrigerad­or destinado aos termolábei­s.

Na Farmácia do Centro de Saúde 2 Sebastião Ribeiro do Vale, em Caconde (288 km de SP), além de remédio vencido, havia refrigeran­tes em um refrigerad­or com medicament­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil