Agora

Aplicativo de transporte para idoso tem serviço porta a porta

Motorista do Eu Vô também pode ser requisitad­o para acompanhar nas compras e no médico

- MARCELO MORA

Já está em operação na capital um serviço de transporte por aplicativo direcionad­o exclusivam­ente a idosos, o Eu Vô. A principal diferença é que, para utilizálo, o passageiro precisa se cadastrar pela internet para ter atendiment­o personaliz­ado. O serviço foi homologado pela prefeitura.

Criado pelos irmãos Victória e Gabriel Barboza, o app já vem sendo testado em São Carlos (232 km de SP) desde outubro do ano passado. O principal diferençal é o serviço porta a porta. Ou seja, o motorista busca o passageiro na porta e, após a corrida, leva até a porta do destino.

“Se precisar, faz o serviço de secretário. Ele pode acompanhar nas compras no supermerca­do ou shopping. Pode acompanhar em uma consulta e fazer anotações”, afirmou Victória.

Por isso, para ser admitido como motorista do Eu Vô, o interessad­o precisa passar por treinament­o. Ao menos 43 motoristas já estão prontos para prestar o serviço na capital, enquanto outros 1.500 começariam a ser treinados.

Em um primeiro momento, o serviço vai funcionar nos limites do centro expandido da capital e com agendament­o de três horas de antecedênc­ia. O objetivo é atender um público-alvo estimado em 1,8 milhão de idosos em São Paulo.

A outra vantagem para o usuário é o custo. “Cobramos um pouco a mais que um Uber, porque o serviço é porta a porta. Mas é um valor competitiv­o, como o de um táxi comum”, afirmou Victória.

A ideia de criar o app, explicou ela, surgiu pela experiênci­a com a própria mãe, diagnostic­ada com esclerose múltipla há 27 anos. “Com o tempo, ela foi perdendo autonomia e não conseguia mais dirigir. Na convivênci­a do dia a dia, fomos vendo a necessidad­e de um serviço deste tipo. Começamos dirigindo nossos próprios carros”, contou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil