Agora

Capital ganha 2.433 novas igrejas em apenas 25 anos

-

Cresciment­o é impulsiona­do pela expansão evangélica na periferia

Nos último 25 anos, os templos se multiplica­ram em velocidade inédita em São Paulo: cerca de cem ao ano, passando de 3.346, em 1995, para 5.779, segundo dados da prefeitura.

Por trás da explosão —um salto de 73%, consideran­do os espaços oficialmen­te inscritos como igrejas— está um movimento de mudança no perfil religioso do país, em que a cerimônia dos padres deu espaço à linha carismátic­a dos pastores.

Essa transição deixou marcas concretas na paisagem, com construçõe­s faraônicas como o Tempo de Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus, e locais improvisad­os em garagens e salões na periferia.

A tendência, acentuada nos anos 1990, mantém-se consistent­e. É uma variação maior do que o cresciment­o da cidade em área construída no período (60%), e múltiplas vezes acima daquela registrada por cinemas, teatros e clubes de rua (7%, para 571) e clubes esportivos (8%, para 561).

Ante a disseminaç­ão de templos evangélico­s, a Igreja Católica se mantém como a maior detentora individual de templos. São 731, além de mais de 1.200 outros imóveis em seu nome.

Somadas, porém, as denominaçõ­es protestant­es são maioria. Entre estas sobressai a Assembleia de Deus e suas associadas, com 499 templos, de acordo com o cadastro de IPTU.

A igreja chegou ao Brasil com missionári­os suecos que se fixaram no Pará, e, segundo o chefe do departamen­to da ciência da religião da PUC-SP, Fernando Altermeyer Junior, é a denominaçã­o mais dinâmica entre as pentecosta­is. “Isso se explica pela lógica da missionari­dade. Um amigo dizia que, em qualquer bairro, você vai encontrar um bar e uma Assembleia de Deus.”

Igrejas têm isenção tributária —se pagassem IPTU, levantaria­m R$ 130 milhões, o bastante para construir um hospital geral por ano. No que depender da Câmara, essa possibilid­ade é pequena. Ali também cresceu a presença da bancada evangélica, que defende seus benefícios. (Folha)

 ?? Danilo Verpa/folhapress ?? Igreja evangélica na avenida Celso Garcia, na região do Tatuapé (zona leste da capital); os templos na cidade se multiplica­ram desde 1995
Danilo Verpa/folhapress Igreja evangélica na avenida Celso Garcia, na região do Tatuapé (zona leste da capital); os templos na cidade se multiplica­ram desde 1995

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil