Agora

Atriz está preocupada com futuro do cinema brasileiro

-

tiante”. Para ela, a principal explicação disso é pelo fato de a internet ser “terra de ninguém”.

Ela prossegue. “E eu fico querendo responder, mas não brigar, e sim explicar, dialogar... Só que do jeito que a coisa está, não dá”, afirma.

Julia decidiu, então, que não iria mais passar por isso. Era hora de se acalmar e recuar.

Entre a temporada de “Simples Assim” no Rio e em São Paulo, a atriz conseguiu três semanas para descansar e ficar longe da loucura das redes. Durante o período, conta que leu cinco livros e conseguiu ver várias séries e filmes.

“Agora, estou voltando aos pouquinhos [ao Instagram], colocando umas flores, umas paisagens, fotos de divulgação da peça. E estou vivendo mais pessoalmen­te”, diz.

Para Julia Lemmertz, no momento atual tão polarizado, a comédia é uma forma de conseguir dialogar com o outro e transmitir mensagens que não seriam alcançadas de outra forma. “Com o humor você consegue ‘desarmar’, você relaxa e tira o escudo”, diz.

A atriz diz que a peça “Simples Assim” consegue falar de política, de amor, da loucura do mundo tecnológic­o, entre outros assuntos, em um ritmo ágil e engraçado, e sem ser agressivo ou panfletári­o. ‘Simples Assim’ Sextas, às 21h30; sábados, às 21h; e domingos, às 18h. No Teatro Frei Caneca (r. Frei Caneca, 569, Consolação, dentro do Shopping Frei Caneca, tel. (11) 3472-2229). De R$ 50 a R$ 120 (aceita meia-entrada). 600 lugares. 12 anos. Até 29/9.

Julia Lemmertz vê com preocupaçã­o o futuro do cinema brasileiro e a crise da Ancine (Agência Nacional do Cinema), cujo presidente Christian de Castro foi afastado recentemen­te por decisão judicial.

A atriz conta que tinha dois filmes para fazer este ano, mas que foram adiados. Apesar das dificuldad­es, ela diz ter certeza que o momento ruim vai passar. E não por otimismo, “mas porque tudo passa. Agora, para passar, a gente tem que viver isso. Mas só vai passar com esforço, com diálogo, com ajudar quem está precisando, com vaquinha, com financiame­nto coletivo, com dar força para os amigos, fazer coisa sem grana, trabalhar com menos e viabilizar coisas inviabiliz­áveis, porque é importante dizer aquilo naquele momento”, afirma.

Julia lembra que o cinema brasileiro sempre enfrentou dificuldad­es, mas que agora a situação é mais grave, porque uma parte da população, “por desinforma­ção”, concorda com o desmonte promovido pelo governo “por achar que nós, os artistas, somos o inimigo, que a gente mama nas tetas do governo e roubou junto com o PT”.

Para a atriz, é tudo uma distorção “tão bizarra” que não é mais hora de contestar ou tentar explicar, mas é hora de “agir artisticam­ente”.

“Temos que ter opções criativas para sobreviver dentro disso. Em algum lugar esse pesadelo vai acabar e a gente vai estar aqui, continuand­o a contar histórias.” A atriz diz que tem motivação para lutar por pensar no futuro dos seus filhos, Luíza e Miguel, e do neto, Martin, 3.

De férias da TV desde o fim de “Espelho da Vida” (Globo), trama das seis que terminou em abril, a atriz diz que gostaria de fazer uma série, “porque novela é mais trabalhosa”. “No tempo livre, quero ficar com Martin e com os meus filhos.” (KM)

 ??  ?? Julia Lemmertz com a mãe, Lílian Lemmertz (à esq.), e com o neto Martin
Julia Lemmertz com a mãe, Lílian Lemmertz (à esq.), e com o neto Martin
 ??  ?? Monteiro e Julia Lemmertz são casal que se comunica pelo celular
Monteiro e Julia Lemmertz são casal que se comunica pelo celular
 ??  ?? Pedroca Monteiro, Georgiana Góes e Julia Lemmertz durante a peça
Pedroca Monteiro, Georgiana Góes e Julia Lemmertz durante a peça
 ??  ?? @lemmertzju no Instagram
@lemmertzju no Instagram

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil