Agora

Brasil e se complica no Mundial da China

Seleção joga mal, é derrotada e precisa vencer Estados Unidos nesta segunda-feira para seguir

-

Terminou neste sábado (7) a invencibil­idade da seleção brasileira masculina de basquete no Campeonato Mundial da China. Jogando em Shenzhen, o time do técnico Aleksandar Petrovic foi inteiramen­te dominado pela República Tcheca e perdeu a partida por 93 a 71.

O cestinha dos europeus foi Tomas Satoransky com 20 pontos (9 assistênci­as e 7 rebotes de quebra), enquanto que pelo lado do Brasil o melhor anotador foi Vitor Benite, com 12 pontos. O revés brasileiro complica demais as aspirações da equipe no restante do campeonato. Agora, a seleção enfrentará os Estados Unidos, na próxima segunda-feira (9), às 9h30 (de Brasília), precisando desesperad­amente da vitória para não ser eliminada.

Como derrotaram a Grécia também neste sábado, os norte-americanos se classifica­ram às quartas de final do Mundial ao lado de Austrália e França.

Para seguir, o Brasil precisará vencer os EUA e torcer para a Grécia derrotar a República Tcheca. Brasil e EUA avançariam com uma derrota cada. Caso a seleção vença e os tchecos ganhem da Grécia, a vaga seria disputada no saldo de cestas entre brasileiro­s, norte-americanos e tchecos, todos com 4-1 de campanha.

A República Tcheca já tem +1 de saldo, e os EUA, no momento, +21, enquanto o Brasil, -22. Neste caso, o time de Petrovic precisaria vencer os americanos com no mínimo 22 pontos a mais no placar. Caso não avance às quartas, a vaga olímpica ficará para o Pré-olímpico Mundial, visto que a Argentina já está na outra fase.

O começo da seleção brasileira não foi muito bom. Com a República Tcheca tendo estudado muito bem o Brasil, os europeus fecharam o garrafão para impedir as infiltraçõ­es e terminaram o primeiro período vencendo por 20 a 16.

O panorama no segundo período não mudou muito. A vantagem chegou a 6 na metade da parcial (32-26) e, no intervalo da partida, a diferença era de 13 pontos, com os europeus vencendo o Brasil por 45 a 32.

Na volta, os tchecos abriram 22 pontos e foram para o último quarto vencendo por 65 a 46. O panorama não teve nenhuma mudança no último período, com os europeus comandando as ações com maestria. A esperada reação brasileira não veio, e no final o placar apontou um desastroso 93 a 71 a favor dos tchecos, que venceram e podem cravar uma vaga nas quartas na próxima rodada, quando encaram a Grécia. (UOL)

 ?? Xinhua/xu Chang ?? O ala-pivô brasileiro Bruno Caboclo disputa uma jogada com o tcheco Tomas Satoransky durante o confronto pela segunda fase do Mundial da China; com a derrota, o Brasil precisa bater os EUA para ir às quartas
Xinhua/xu Chang O ala-pivô brasileiro Bruno Caboclo disputa uma jogada com o tcheco Tomas Satoransky durante o confronto pela segunda fase do Mundial da China; com a derrota, o Brasil precisa bater os EUA para ir às quartas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil