Agora

Praça na Casa Verde é cercada só de um lado e provoca críticas

Moradores do Parque Peruche reclamam da grade e do portão instalados em frente suas casas

- ELAINE GRANCONATO

Moradores de um lado da praça Vera Lucia Aroca Zan, na Casa Verde (zona norte), colocaram grades e um portão com chaves para impedir a passagem de pedestres, ao menos, entre 22h e 6h, no espaço público.

O problema é que a grade foi colocada apenas do lado dos moradores em frente ao Parque Peruche.

O fechamento “parcial” teve a chancela da Subprefeit­ura da Casa Verde, gestão Bruno Covas (PSDB), que deferiu o pedido dos representa­ntes do Jardim São Bento, bairro com casas de alto padrão.

Quando a reportagem esteve no local, dois funcionári­os, de uma empreiteir­a contratada para realizar o serviço, finalizava­m a parte de alvenaria.

O gradil foi instalado apenas do lado da rua Ouro Grosso, entre os números 203 e 299, da via de alto tráfego do Parque Peruche e com imóveis mais simples.

“A grade é só para separar o lado pobre do lado rico. Roubaram a nossa praça, onde plantei o pé de manga”, diz a aposentada Lourdes Albino Lacerda, 72 anos, nascida no Peruche e moradora na rua que fica em frente à praça linear.

A dona de casa Izilda Aparecida Batista Pereira, 64, que reside no bairro há 35 anos, também se mostrou indignada. “É o muro da vergonha. Simplesmen­te nos excluíram de um espaço público”, afirma.

Não se trata de uma praça comum, com bancos e áreas de lazer. É um espaço íngreme, com árvores plantadas e folhas caídas. Por ali, muitos cortam o caminho para ir à avenida Casa Verde.

O que lamenta o aposentado Sydney Antonucci, 80 anos, que tem problemas nos pés. “Eu não aguento subir por aqui (rua Ouro Grosso). Sempre vou por dentro da praça”, conta.

Do lado do Jardim São Bento, um morador há 40 anos no bairro, que não quis se identifica­r e que passeava com o cachorro na praça, diz que o local foi fechado por motivo de segurança, mas reclamou. “Para mim, nada adiantou, porque deixaram uma parte aberta.”

 ??  ?? A parte sem grades fica em frente ao Jardim São Bento; local é usado como passagem para quem vai à avenida Casa Verde; vizinhos que pediram fechamento apenas do outro lado alegam problemas com falta de segurança
A parte sem grades fica em frente ao Jardim São Bento; local é usado como passagem para quem vai à avenida Casa Verde; vizinhos que pediram fechamento apenas do outro lado alegam problemas com falta de segurança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil