Agora

DESTAQUE DO DIA Motos do Samu na capital estão encostadas sem manutenção

Contrato com empresa que fazia os reparos nas motolância­s venceu em julho e não foi renovado

- ELAINE GRANCONATO

Motociclet­as usadas para apoio de resgates do Samu (Serviço de Atendiment­o Móvel de Urgência) capital estão sendo encostadas por falta de manutenção.

O problema ocorre desde o início de julho, quando a Secretaria Municipal de Saúde, da gestão Bruno Covas (PSDB), não renovou o contrato com a empresa que reparava as motociclet­as.

A prefeitura não prorrogou o acordo, conforme vários aditivos contratuai­s realizados desde 2013 e publicados no Diário Oficial.

Ao todo, segundo a própria prefeitura, o Samu conta com 36 Urams (Unidades Rápidas de Atendiment­o com Motociclet­as).

Na última segunda-feira passada (2), 32 delas estavam paradas, das quais, 30 na ex-sede administra­tiva do Samu no Bom Retiro (centro), e duas na base da avenida do Estado, segundo funcionári­os.

A reportagem esteve no prédio do Bom Retiro e viu dezenas de motociclet­as estacionad­as sem uso.

Alessandro Santos, gerente da Diamar Motos, empresa contratada pela prefeitura para realização da manutenção, confirmou o encerramen­to do contrato. “Deixamos de realizar os serviços no início de julho. O contrato foi celebrado em 2013”, diz.

Segundo funcionári­os do Samu ouvidos pelo Agora ,a ordem do comando da frota é recolher as motociclet­as que quebrarem nas ruas. “Isso porque, muito em breve, a prefeitura pretende terceiriza­r o serviço”, afirmou um dos servidores. A gestão Covas não confirmou a informação.

Por dia, em um plantão entre 7h e 19h, teriam de rodar 18 equipes —cada uma composta por duas motolância­s. O que, segundo os profission­ais do Samu, não ocorre na prática.

Somente nos primeiros três dias da semana passada, circularam apenas quatro (segunda e terça-feira) e oito motociclet­as (quartafeir­a). “O número é mínimo”, diz outro servidor.

Em média, uma motolância chega em seis minutos a uma ocorrência para o primeiro atendiment­o. Segundo os socorrista­s, a agilidade ajuda, principalm­ente, em casos de parada cardíaca.

32 das 36 motos do Samu estavam paradas no último dia 2

 ?? Arquivo pessoal ?? Motos do Samu encostadas na antiga sede administra­tiva no Bom Retiro (centro) por falta de manutenção; veículo é importante em resgates rápidos
Arquivo pessoal Motos do Samu encostadas na antiga sede administra­tiva no Bom Retiro (centro) por falta de manutenção; veículo é importante em resgates rápidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil