Agora

Menino torturado reconhece seguranças que estão presos

Adolescent­e, que foi chicoteado por furtar chocolates, acabou levado a um abrigo da prefeitura

- DHIEGO MAIA

O garoto de 17 anos torturado por dois seguranças após furtar barras de chocolate um supermerca­do na zona sul, reconheceu os suspeitos como os responsáve­is pelo espancamen­to.

O adolescent­e foi levado na tarde desta segunda-feira (9) ao 80º DP (Vila Joaniza). Após o trâmite, o delegado Pedro Luís de Sousa indiciou os suspeitos —que já estavam presos —, pelo crime de tortura.

O segurança David de Oliveira Fernandes, 37 anos, foi localizado e preso na última sexta-feira (6). Ele já tinha ficha criminal por apropriaçã­o indébita.

O segundo suspeito, Waldir Bispo dos Santos, 49, com ficha criminal por lesão corporal contra a mulher, se entregou sábado (7).

Ambos tiveram prisão temporária decretada pela Justiça e tinham sido desligados da empresa que faz a segurança do mercado. Em nota, a KRP Valente Zeladoria Patrimonia­l afirmou que lamenta os fatos.

Segundo as investigaç­ões, Fernandes foi o responsáve­l por filmar a sessão de tortura. Já Santos teria chicoteado o garoto.

Tortura é crime inafiançáv­el, imprescrit­ível e não pode nem ser perdoado mediante indulto oferecido pela Presidênci­a da República.

Medo

O adolescent­e foi retirado da casa de um de seus irmãos e levado para um abrigo da prefeitura. A família alega que ele sofreu ameaças e recebeu a visita de pessoas desconheci­das.

Por isso, autorizou a ida dele na última sexta-feira (6) a um espaço da rede assistenci­al para crianças e adolescent­es em situação de vulnerabil­idade.

O Conselho Tutelar de Cidade Ademar (zona sul) também pediu a inclusão dele no Programa de Proteção a Crianças e Adolescent­es Ameaçados de Morte, do governo federal.

O adolescent­e disse que foi torturado numa manhã de julho. Após ser pego com os chocolates furtados, foi levado a um cômodo do supermerca­do do grupo Ricoy. No local, foi amarrado, amordaçado, despido e chicoteado. A rede classifico­u de falsa e descabida a afirmação de que usa métodos escusos para tratar os casos de furto em suas lojas. (Folha)

 ?? Zanone Fraissat/folhapress - 4.set.19/folhapress ?? Barraco da família onde vive adolescent­e que foi chicoteado em supermerca­do no mês passado em Cidade Ademar (zona sul de SP)
Zanone Fraissat/folhapress - 4.set.19/folhapress Barraco da família onde vive adolescent­e que foi chicoteado em supermerca­do no mês passado em Cidade Ademar (zona sul de SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil