Agora

Aprovação a Maia é maior na base de Bolsonaro, diz Datafolha MP acaba com aviso de licitação pública em jornais

-

Presidente da Câmara tem 25% de aprovação contra os 16% do Congresso

Apesar da retórica de confronto que Jair Bolsonaro (PSL) direcionou ao Congresso e ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), os apoiadores do presidente da República são os que mais aprovam a atuação do Legislativ­o e do deputado, que assumiu agendas e discursos que levaram colegas a vê-lo como um “primeiro-ministro”.

Segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 29 e 30 de agosto, o desempenho de Maia é avaliado como ótimo/bom por 25% dos entrevista­dos que dizem conhecê-lo. Esse índice vai a 35% entre aqueles que também avaliam dessa forma o governo Bolsonaro.

A atuação de deputados e senadores também é mais bem avaliada pelos apoiadores do chefe do Executivo.

Enquanto o trabalho do atual Congresso é classifica­do como ótimo/bom por 16% dos entrevista­dos em geral, essa avaliação sobe para 30% entre aqueles que dizem ter o PSL como partido de preferênci­a, e para 33% entre aqueles que aprovam o governo.

O Datafolha ouviu 2.878 pessoas em 175 municípios de todo o país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuai­s, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Congresso

A avaliação do Congresso, segundo o Datafolha, se manteve estável em relação à última pesquisa, realizada no início de julho.

Consideram ótimo/bom o trabalho dos atuais deputados e senadores 16% dos entrevista­dos; 45% avaliam como regular, e 35% como ruim/péssimo. Em julho, esses índices eram de 16%, 42% e 38%, respectiva­mente. Não souberam responder 4%, em ambas as pesquisas. (Folha)

Publicação de atos oficiais poderá ser feita no Diário Oficial e sites

O presidente Jair Bolsonaro publicou nesta segunda-feira (9) medida provisória que revoga a obrigação de publicação de atos oficiais de licitações públicas em jornais.

A iniciativa permite que, a partir de agora, a divulgação ocorra somente na imprensa oficial e em site do órgão público responsáve­l.

O argumento do Palácio do Planalto é que a publicação em veículos impressos é obsoleta e “representa gasto adicional e injustific­ado para os cofres públicos, que hoje passam por desequilíb­rio fiscal”.

“A convocação dos interessad­os será efetuada por meio de publicação de aviso na imprensa oficial e em sítio eletrônico oficial do respectivo ente federativo, facultado aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, alternativ­amente, a utilização de sítio eletrônico oficial da União, conforme regulament­o do Poder Executivo”, afirma o texto.

O texto ainda modifica outro trecho da atual legislação e acrescenta que a minuta do edital, “por meio de publicação na imprensa oficial e em sítio eletrônico oficial”, deverá informar pontos como a identifica­ção do objeto, o prazo de duração do contrato e o seu valor estimado.

Em agosto, o presidente havia editado outra medida provisória que permitiu a empresas de capital aberto a publicação de balanços financeiro­s no site da CVM (Comissão de Valores Mobiliário­s) ou do DO (Diário Oficial), em vez de veículos impressos.

Na ocasião da edição, Bolsonaro deixou claro que se tratava de uma resposta à cobertura crítica da imprensa ao seu governo. (Folha)

 ?? Marcelo Camargo/agência Brasil ?? O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, é aprovado por apoiadores de Bolsonaro
Marcelo Camargo/agência Brasil O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, é aprovado por apoiadores de Bolsonaro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil