Agora

Assassinat­os caem 10% no país, mas polícias matam mais

Levantamen­to anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta primeiro recuo desde 2015

- THIAGO AMÂNCIO

O número de assassinat­os no Brasil caiu pela primeira vez em três anos. Foram 57.341 casos em 2018, patamar inferior ao registrado em 2014. Por outro lado, o número de pessoas mortas pela polícia no país bateu recorde no mesmo período, chegando a 6.220 casos. Isso significa que 1 em cada 10 mortes violentas no país é causada por um policial.

Os dados são do 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira (10) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A organizaçã­o compila informaçõe­s das secretaria­s estaduais de Segurança sobre homicídios, latrocínio­s, lesões corporais seguidas de morte e mortes em decorrênci­a de intervençõ­es policiais. A soma dessas informaçõe­s gera o que o Fórum chama de mortes violentas intenciona­is, índice que ajuda a medir a violência no país.

É consenso entre especialis­tas que a evolução dos assassinat­os nunca pode ser explicada por um só fator. A diretora-executiva do Fórum, Samira Bueno, afirma que há três principais hipóteses para a redução de mortes no Brasil.

Primeiro, um trabalho específico de governos estaduais, que criaram políticas em seus estados para a redução de assassinat­os, em geral com coordenaçã­o do trabalho de polícias, e conseguira­m baixar suas taxas de violência. É o caso do Espírito Santo ou de Pernam

Inclui homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes por policiais

Em milhares 47,2 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018

Ao mesmo tempo, mortes por policiais cresceram 47% em 3 anos

Em milhares buco, que tiveram quedas entre 2017 e 2018. É a análise da realidade local que ajuda a fornecer as principais respostas para a queda de homicídios.

Em segundo lugar, afirma, há o papel das facções criminosas, com um conflito entre PCC e Comando 64 6,2 Vermelho que estourou em 2016 e chegou ao seu ápice em 2017, deixando um rastro de sangue sobretudo no Norte e no Nordeste do país, o que elevou o índice de homicídios naquele ano. Por fim, há o aspecto demográfic­o, com a queda de natalidade no Brasil. (Folha)

 ?? Leandro Sousa/afp ??
Leandro Sousa/afp

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil