Agora

Náutico renasce nos Aflitos e enterra arena da Copa 2014

- JOÃO VALADARES

O acesso do Náutico à Série B do Brasileiro tem, segundo os torcedores do clube, um protagonis­ta: o estádio Eládio de Barros Carvalho, mais conhecido como Aflitos. Após a vitória nos pênaltis, domingo (8), sobre o Paysandu, uma multidão vermelha e branca invadiu o gramado do local. Na empolgação, alguns comiam a grama do campo.

Inaugurado em 1939, o Aflitos foi casa alvirrubra até 2013, ano em que o clube o abandonou e foi jogar na Arena Pernambuco, construída em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, para a Copa do Mundo de 2014. Em uma cidade distante pouco mais de 20 km do Recife, com problemas de acesso, o torcedor foi perdendo ano a ano os laços com o time.

O período no novo estádio ficou marcado por quedas. Da Série A para a B, em 2013, e para a C, em 2017. Na Arena, o Timbu chegou a jogar para 300 pessoas.

No início da atual temporada, a equipe resolveu se mudar. Após dois anos em reforma, o Aflitos voltou a receber partidas do Náutico. O time fez 23 jogos como mandante no ano. Foram 15 vitórias, cinco empates e três derrotas.

Na Série C do Nacional, a casa foi ainda mais importante. Nenhum outro time venceu tanto no seu estádio —dez triunfos, tornando-se o melhor mandante do torneio. A média de público, por jogo, no antigo estádio foi de 7.499.

“A nossa casa é o grande elo simbólico disso tudo. A volta simbolizou todo o movimento de torcedores”, diz o vice-presidente do Náutico, Diógenes Braga. (Folha)

Clube larga a Arena Pernambuco, palco de quedas, e sobe em sua velha casa

 ?? Paulo Paiva - 8.set.19/agif ?? Torcida do Náutico invade o gramado do estádio dos Aflitos, no Recife, após o jogo com o Paysandu, para comemorar o acesso à Série B do Brasileiro
Paulo Paiva - 8.set.19/agif Torcida do Náutico invade o gramado do estádio dos Aflitos, no Recife, após o jogo com o Paysandu, para comemorar o acesso à Série B do Brasileiro
 ?? Itamar Aguiar - 31.jul.19/afp ?? O técnico Odair Hellmann busca sua primeira taça com o Internacio­nal na Copa do Brasil
Itamar Aguiar - 31.jul.19/afp O técnico Odair Hellmann busca sua primeira taça com o Internacio­nal na Copa do Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil