Agora

DESTAQUE DO DIA Mortos em incêndio de hospital no Rio de Janeiro eram idosos

Ao todo, 11 morreram; desligamen­to de aparelhos e asfixia por fumaça foram as principais causas

- ANA CARLA BERMÚDEZ IGOR MELLO DIEGO GARCIA

As vítimas do incêndio desta quinta-feira (12) no Hospital Badim, na zona norte do Rio de Janeiro, eram idosas. Ao todo, 11 pessoas foram mortas —dez tinham sido identifica­das até às 20h desta sexta.

Algumas pessoas morreram no momento do desligamen­to dos aparelhos, enquanto outras acabaram asfixiadas pela fumaça. Todas as vítimas tinham entre 66 e 96 anos de idade.

O fogo teve início no fim da tarde de quinta, pouco antes das 18h, quando o prédio começou a ser tomado pelas chamas. Uma fumaça preta e espessa pôde ser vista de longe por moradores da região. Segundo o hospital, a causa mais provável do incêndio seria um curto-circuito.

“Sabemos que o fogo chegou ao gerador, mas estamos vendo o foco primário para saber se realmente o foco primário foi no gerador ou não”, explicou o delegado Roberto Ramos. O inquérito está sendo conduzido pela 18ª DP.

A diretora do IML (Instituto Médico-legal) do Rio, Gabriela Graça, disse que nenhuma das vítimas já identifica­das foi carbonizad­a, mas houve casos de corpos atingidos pelo fogo. “[Há corpos] Não completame­nte [atingidos pelas chamas], mas de alguma forma, sim”, afirmou.

O diretor médico do hospital, Fábio Santoro, afirmou que, dos 103 pacientes que estavam na unidade na hora do incêndio, 77 continuam internados. Outros 15 que receberam alta e já estão em suas casas.

Os hospitais que receberam vítimas do incêndio do Badim foram: Américas, Casa de Portugal, Caxias D’OR, Copa D’OR, Norte D’OR, Quinta D’OR, Rios D’OR, Gafree Guinle, Samaritano, São Bernardo, Unimed Barra e Israelita Albert Sabin.

O incêndio que atingiu o hospital resultou na interdição de quatro imóveis vizinhos ao prédio. De acordo com a Defesa Civil, o motivo é o risco de queda de reboco e revestimen­to de teto nas construçõe­s. (Folha e UOL)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil