Agora

Clientes têm problema para sacar FGTS na Caixa

Agências abrem hoje das 9h às 15h; por ora, só cliente do banco pode resgatar

- LAÍSA DALL’AGNOL

No primeiro dia de saques da grana do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), alguns clientes deixaram agências da Caixa Econômica de bolsos vazios.

Por enquanto, pode resgatar até R$ 500 por conta —ativa ou inativa— apenas quem tem conta-corrente ou poupança no banco e for nascido entre janeiro e abril.

A reportagem do Agora esteve nesta sexta (13) em quatro agências da capital (nas zonas sul e central), nas quais pessoas relataram problemas parecidos.

O conferente Anderson Aparecido Santos, 34 anos, disse que tem poupança no banco e que poderia sacar a grana ontem, mas que não conseguiu nem consultar o valor pelo aplicativo, no qual não aparecia saldo algum.

“Vim porque sabia que poderia sacar hoje, mas o banco me disse que preciso ir até a agência da conta, que é em Santa Isabel (Grande SP), e que não dá para resolver nem por telefone ou internet.”

O engenheiro Andrei Soares Costa, 27, teve entrave similar. “No aplicativo, vejo o total a receber, mas não consegui sacar. Me orientaram a ir até minha agência, que fica no Capão Redondo.”

Em nota, a Caixa apenas informou que, em caso de divergênci­as cadastrais, “não existe necessidad­e do trabalhado­r se dirigir à agência de relacionam­ento para resolver a pendência”. O banco pediu dados dos clientes à reportagem para identifica­r as falhas.

Nem todo mundo saiu de mãos abanando no primeiro dia. O pedreiro Mariano da Rocha, 58 anos, sacou os R$ 500 ontem e já tem um destino para o dinheiro.

“Como estamos desemprega­dos, vamos usar para pagar contas atrasadas”, diz a esposa, Raimunda.

As agências funcionarã­o neste sábado das 9h às 15h.

Os correntist­as que ainda não pediram o crédito em conta podem fazê-lo por meio do internet banking da Caixa, aplicativo do FGTS, telefone 0800 724 2019, direto na agência ou pelo site fgts.caixa.gov.br

Os saques para quem não tem conta no banco começam em 18 de outubro.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? Clientes em agência da Caixa na zona leste; reportagem encontrou trabalhado­res com dificuldad­es e também quem saiu feliz com a grana extra POUPANÇA POUPANÇA OURO CDB TAXA SELIC SALÁRIO MÍNIMO INFLAÇÃO
Rivaldo Gomes/folhapress Clientes em agência da Caixa na zona leste; reportagem encontrou trabalhado­res com dificuldad­es e também quem saiu feliz com a grana extra POUPANÇA POUPANÇA OURO CDB TAXA SELIC SALÁRIO MÍNIMO INFLAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil