Agora

Guaidó aparece em foto ao lado de supostos narcotrafi­cantes

-

Porta-voz afirma que venezuelan­o só atendeu a pedido ao entrar na Colômbia

Fotografia­s divulgadas em uma rede social nesta sexta-feira (13) mostram o líder opositor da Venezuela Juan Guaidó ao lado de supostos membros dos Los Rastrojos, grupo criminoso surgido na Colômbia após a dissolução das unidades paramilita­res no país.

A autenticid­ade das fotos e a filiação dos homens ao grupo foram questionad­as, mas a agência de notícias AFP confirmou que as imagens são legítimas e que os dois são acusados por autoridade­s colombiana­s de pertencer à milícia, cujas principais atividades são narcotráfi­co e contraband­o.

Na quinta (12), Wilfredo Cañizares, diretor da ONG Fundación Progresar, publicou um tuíte com as fotografia­s.

A polícia colombiana afirmou que os homens são Jhon Jairo Durán Contreras, apelidado de “el Menor”, e Albeiro Lobo Quintero, conhecido como “el Brother” —eles foram detidos na Colômbia em 18 de junho deste ano. Durán foi preso em flagrante por vestir “roupas de uso exclusivo do Exército” colombiano e carregar “vasto material de guerra”.

Na imagem, Guaidó veste uma camisa preta, um boné com estampa camuflada e uma pulseira vermelha no punho esquerdo, mesma roupa em que aparece nas fotos de 22 de fevereiro deste ano, quando cruzou a fronteira com a Colômbia para participar do Venezuela Aid Live, festival realizado na cidade de Cúcuta em apoio ao envio de ajuda humanitári­a à Venezuela.

Desde janeiro, quando se declarou presidente interino da Venezuela, ele tenta tirar o ditador Nicolás Maduro do controle do país, que enfrenta grave crise humanitári­a.

Alberto Ravell, porta-voz do líder opositor, afirma que os homens que aparecem nas fotos “pediram [a Guaidó] que tirasse uma foto com eles” enquanto atravessav­a a fronteira com a Colômbia“. (Agências)

 ?? Federico Parra/afp ?? O advogado-geral da Venezuela, o chavista Tarek William Saab, com as imagens de Guaidó
Federico Parra/afp O advogado-geral da Venezuela, o chavista Tarek William Saab, com as imagens de Guaidó

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil