Agora

Todos contra a dengue

-

Adengue voltou com tudo. Até o dia 24 de agosto, o Brasil já somava mais de 1,4 milhão de casos da doença em 2019. O número é sete vezes o registrado no mesmo período do ano passado.

Para piorar, outras doenças transmitid­as pelo mosquito também voltaram a ser motivo de preocupaçã­o. Dengue, principalm­ente, zika e chikunguny­a já mataram 650 pessoas neste ano. O país pode bater o triste recorde

de 2015, quando houve 1.001 mortes.

Há quatro anos, a calamidade incluiu uma série de bebês nascidos com microcefal­ia. Em 2019, a zika também está em alta —um aumento de 47% em relação a 2018, com 9.813 casos e 2 mortes.

É por isso que fez bem o Ministério da Saúde ao adiantar em dois meses a campanha de conscienti­zação para o combate ao mosquito. A intenção do governo é se antecipar à temporada de chuvas.

Em meio à falta de grana, é preocupant­e saber que, além do fumacê, muitas prefeitura­s estão reduzindo as visitas das equipes de saúde às residência­s em busca de focos do Houve, inclusive, falhas na entrega do inseticida por parte do governo federal.

Uma boa medida foi a lei que autoriza, em casos de risco grave à saúde pública, a pulverizaç­ão com aviões, mais uma arma contra essas doenças.

Por mais que as autoridade­s façam a sua parte, o principal aliado nessa guerra é o cidadão. Todo brasileiro deveria estar atento a potes, garrafas, jarras, baldes e caixas d’água destampado­s. Devese ainda lavar e escovar recipiente­s de plantas e não descartar lixo em locais que possam acumular água.

Com o verão chegando, todo cuidado é pouco para enfrentar esse trio infernal de viroses e suas mortes evitáveis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil