Agora

Boris enfrenta clima ruim em reuniões sobre brexit

-

Premiê do Reino Unido foi recebido por vaias durante visita a Luxemburgo

Em Luxemburgo para negociaçõe­s em torno do brexit, o premiê do Reino Unido, Boris Johnson, foi recebido nesta segunda (16) com vaias e, por isso, decidiu não comparecer a entrevista coletiva.

Ao chegar para o encontro com o premiê de Luxemburgo, Xavier Bettel, o britânico ouviu gritos de “vergonha de você”, além de muitas vaias.

Após a reunião, foi embora sem falar com os jornalista­s, e Bettel concedeu a entrevista ao lado de um púlpito vazio. Luxemburgo é uma das sedes dos escritório­s da União Europeia (UE).

Outro encontro de Boris também terminou com clima ruim. De Jean-claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, ele ouviu que o Reino Unido ainda não apresentou alternativ­as viáveis à proposta de saída acertada em novembro de 2018 com a UE e rejeitada pelo Parlamento britânico.

Boris, por outro lado, optou pelo otimismo, ainda que não tenha mostrado o que seria feito na prática para que Reino Unido e o bloco europeu chegassem a um trato.

A jornalista­s, o premiê disse que “há uma boa chance de acordo” e que “consegue ver a forma dele”. “Todo mundo consegue ver mais ou menos o que deve ser feito”, afirmou.

“Este é um momento difícil, claramente estamos muito entusiasma­dos, mas eu não quero que as pessoas pensem que já está no bolso. Ainda há muito trabalho duro a ser feito.”

As duas partes prometeram intensific­ar as reuniões, que passarão a ser diárias, para tentar chegar a um consenso. Há temores de que possa ocorrer uma saída sem acordo --uma ruptura brusca pode gerar diversos problemas econômicos para o Reino Unido e os países da União Europeia.

O prazo atual para o brexit é 31 de outubro, e Boris disse que prefere morrer a pedir uma nova extensão do prazo.

No entanto, o Parlamento britânico aprovou uma lei que o obriga a solicitar o adiamento caso não haja um acordo entre União Europeia e Reino Unido até o dia 19 de outubro. (Agências)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil