Agora

Na grama, Athletico-pr tenta confirmar vantagem sobre Inter

Clubes do Sul decidem o título da Copa do Brasil no estádio Beira-rio, em Porto Alegre

- JOÃO GABRIEL

Vitorioso no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, o Athletico-pr tenta defender a vantagem obtida na grama sintética da Arena da Baixada contra o Internacio­nal, nesta quartafeir­a (18), às 21h30, no Beira-rio —com transmissã­o para todo o país na TV Globo

Um empate basta para os paranaense­s saírem de Porto Alegre com o troféu inédito para a equipe. Derrotado por 1 a 0 no primeiro jogo, o clube gaúcho precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para garantir o título. Vitória do Inter com um gol de vantagem leva o jogo para os pênaltis.

A favor do Inter pesa o histórico de desempenho dos atleticano­s fora de casa. O time perdeu 12 das 17 partidas que fez como visitante neste ano. Foram derrotas em 71% dos jogos longe da Arena da Baixada.

O desempenho é bem pior do que a média nas competiçõe­s nacionais. Em comparação, no Brasileiro o mandante venceu 51% dos jogos nas 19 rodadas. Na Copa do Brasil, torneio no qual a primeira fase é marcada por duelos entre times de divisões distintas, o retrospect­o é melhor para os visitantes: os donos da casa venceram 44% dos jogos.

O desempenho dos paranaense­s quando saem de Curitiba contrasta com o aproveitam­ento na Arena da Baixada. Foram 12 vitórias, 4 derrotas e apenas 1 empate. Único com grama sintética na Série A do Brasileiro, o estádio virou uma arma da equipe e fonte de queixa de rivais.

“É difícil jogar aqui. Eu tentei bater muito, controlava a bola e queria chutar, mas a bola quica muito e levanta, e para cair de novo demora muito. É complicado esse campo”, afirmou Guerrero, atacante do Inter, na última quarta (11). “Mas, em casa a gente resolve”.

O time comandado por Odair Helmann está invicto no Beira-rio, consideran­do Brasileiro, Copa do Brasil e Libertador­es. São 14 vitórias em 18 jogos diante de sua torcida.

As únicas duas derrotas do Colorado em casa acontecera­m ainda no Campeonato Gaúcho, contra Pelotas e Novo Hamburgo, respectiva­mente em janeiro e março deste ano.

Na Copa do Brasil, se o Internacio­nal tem 100% de aproveitam­ento em Porto Alegre, com sete gols marcados e apenas um sofrido.

Para a partida decisiva no Beira-rio, a torcida do Internacio­nal esgotou os ingressos disponívei­s já no último sábado (14), e a expectativ­a do clube é de público recorde no ano, com mais de 50 mil presentes nas arquibanca­das. O clube gaúcho não vence um torneio nacional desde 1992, quando ganhou a Copa do Brasil. (Folha)

 ?? Rodolfo Buhrer - 11.set.19/reuters ?? O centroavan­te peruano Paolo Guerrero é um dos destaques do Internacio­nal, que tentará reverter a derrota de Curitiba para levar o título
Rodolfo Buhrer - 11.set.19/reuters O centroavan­te peruano Paolo Guerrero é um dos destaques do Internacio­nal, que tentará reverter a derrota de Curitiba para levar o título
 ?? Rodolfo Buhrer - 11.set.19/reuters ?? Bruno Guimarães comemora o seu gol, que deu a vitória ao Furacão no jogo de ida da decisão da Copa do Brasil, contra o Inter, na Arena da Baixada
Rodolfo Buhrer - 11.set.19/reuters Bruno Guimarães comemora o seu gol, que deu a vitória ao Furacão no jogo de ida da decisão da Copa do Brasil, contra o Inter, na Arena da Baixada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil