Agora

Vereadores aprovam lei que veta a venda de cigarro em padarias

Também foi aprovada a restrição no consumo de bebida alcoólica em postos de combustíve­is

- MARCELO MORA

Um pacote de projetos de leis, alguns deles polêmicos, foi aprovado pelos vereadores de São Paulo na noite desta quarta-feira (19). Um deles, de autoria do vereador Rinaldi Digilio (Republican­os), proíbe a venda de cigarros em padarias do município.

Outro, do vereador Xexéu Trípoli (PV), veta “o fornecimen­to de copos, pratos, talheres, agitadores para bebidas e varas para balões de plásticos descartáve­is aos clientes de hotéis, restaurant­es, bares e padarias, entre outros estabeleci­mentos comerciais”. Lei aprovada anteriorme­nte já havia proibido os canudinhos de plásticos.

O texto original de um terceiro projeto de lei, da vereadora Rute Costa (PSD), proibia a venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniênc­ia de postos de combustíve­is da capital. No entanto, foi aprovado pelos vereadores um texto substituti­vo, que permite a venda, mas veta o consumo de bebidas alcoólicas nas dependênci­as das lojas de conveniênc­ia e dos postos.

Todos os projetos de lei foram aprovados em primeira votação na Câmara e deverão ser colocados em pauta novamente para uma segunda votação e a aprovação definitiva. Só então seguirão para sanção do prefeito Bruno Covas (PSDB).

Os vereadores vinham pressionan­do o presidente da Câmara, Eduardo Tuma (PSDB), para que seus projetos fossem colocados em votação, já que a prioridade vinha sendo as propostas do prefeito Bruno Covas. O pacote era para ter sido colocado em votação há duas semanas, mas discordânc­ias da oposição com a prefeitura fizeram com que vereadores obstruísse­m as votações por cinco sessões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil