Agora

DESTAQUE DO DIA Entre os veículos autuados na capital, 65% só levaram 1 multa

Dados são do primeiro semestre deste ano; número sobe para 95% quando se somam 5 autuações

- MARIANGELA CASTRO

Dos mais de 1,8 milhão de veículos autuados por radares no primeiro semestre deste ano na cidade de São Paulo, 65% receberam apenas uma multa cada.

Os dados constam no site Mobilidade Segura, da prefeitura. Se forem computados todos os veículos que receberam até cinco multas no período, o percentual aumenta para 96%.

Para o engenheiro especialis­ta em trânsito e tráfego Luiz Vicente, com estes dados “se torna difícil afirmar que existe uma indústria da multa no município”.

Ele acredita que as autuações acabam tendo uma finalidade pedagógica e, ao receber a primeira multa, o condutor passa a ficar mais atento no trânsito.

Se 65% dos veículos receberam somente uma multa no período, 18,5% acabaram multados duas vezes e 7,1%, levaram três autuações (veja lista no quadro ao lado).

Já em casos mais extremos, como veículos que foram autuados mais de 50 vezes nos primeiros seis meses, a porcentage­m é de 0,075% (ou 1.412 veículos).

Vicente afirma que em situações menos extravagan­tes, apesar de levar cinco multas já parecer um número alto para algumas pessoas —pode, inclusive suspender a carteira de habilitaçã­o—, essas autuações raramente são recebidas pelo mesmo condutor.

“Um veículo multado cinco vezes provavelme­nte é compartilh­ado com a família e as multas acabam diluídas entre três ou quatro pessoas, diferente de quem recebe muitas multas ”, diz.

Em relação aos campeões de multas, Vicente afirma que estes motoristas não estão preocupado com a quantidade de infrações recebidas.

Já para o especialis­ta em trânsito e transporte­s Horácio Augusto Figueira, as autuações aplicadas na cidade seriam mais pedagógica­s para os motoristas se os radares fossem trocados de lugar com frequência.

Ele afirma que ao receber a primeira multa, o condutor “aprende” onde está localizado o radar, e não a maneira mais segura de dirigir. “É necessário mudar a forma de fiscalizar, se ninguém soubesse onde ficam os radares, o trânsito seria muito mais seguro em todos os pontos da cidade, e não apenas em cruzamento­s específico­s”, afirma. 1 2 3 4 5 1° 2° 3° 4° 5° 6° 7° 8° 9° 10°

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil