Agora

Veículo campeão foi multado mais de 600 vezes por radares U

-

O veículo campeão de multas na capital recebeu 611 autuações somente no primeiro semestre de 2019 —o equivalent­e a mais de três multas por dia.

No total divulgado pela prefeitura, 370 veículos foram autuados mais de cem vezes no semestre.

“Este veículo provavelme­nte não está licenciado e o motorista não paga nem as multas nem o IPVA”, diz o especialis­ta Horácio Figueira. “Ele está rodando por sua conta e risco”, afirma.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não disse quais multas foram aplicadas nem as caracterís­ticas do veículo.

O Detran (Departamen­to de Trânsito) afirma que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, não há número máximo de multas que podem ser aplicadas a um veículo. Porém, se o carro for apreendido e não for retirado em um prazo de 60 dias, ele será leiloado. Os débitos que não forem pagos com o valor do leilão permanecer­ão sob responsabi­lidade do proprietár­io.

O engenheiro Luiz Vicente acredita que essa apreensão raramente acontece. Segundo ele, o número de veículos que poderiam ser apreendido­s por falta de pagamentos de multa ou de IPVA é muito maior que a quantidade de vagas existentes nos pátios públicos.

O especialis­ta também afirma que motoristas que usam veículos com mais de cem multas fazem isso, na maior parte das vezes, sabendo que será difícil ter o carro apreendido.

“Outro problema é que esses veículos provavelme­nte são antigos e têm maior chance de quebrar, o que dificulta ainda mais o trânsito da cidade”, afirma o engenheiro. (MC)

Este veículo provavelme­nte não está licenciado e o motorista não paga nem as multas nem o IPVA Horácio Figueira, especialis­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil