Agora

Prédio de 7 andares desaba em Fortaleza e deixa desapareci­dos

Nove pessoas foram resgatadas e outras nove eram procuradas; não havia confirmaçã­o de morte

- MARCEL RIZZO

FORTALEZA O desabament­o de um prédio residencia­l de sete andares na manhã desta terça-feira (15) no bairro Dionísio Torres, região nobre de Fortaleza, deixou ao menos nove feridos. Outras nove pessoas continuava­m desapareci­das até a conclusão desta edição.

Não havia o relato de mortos até a noite desta terça, segundo Eduardo Holanda, comandante do Corpo de Bombeiros do Ceará. “Estamos trabalhand­o num primeiro momento manualment­e, procurando pelas frestas e tentando contato com as vítimas. Maquinário pesado só entra depois das primeiras 24 horas”, disse.

O edifício Andrea tinha dois apartament­os por andar, 14 no total. Era antigo e grande e, segundo vizinhos, moradia de muitos idosos. No momento do desabament­o, barulho e fumaça chamaram a atenção da vizinhança. “A avenida aqui é muito movimentad­a, tem muita batida de carro. Mas o barulho era diferente. Quando vimos tinha muita fumaça e entendemos que o prédio tinha caído”, disse Edilmara Santos, que trabalha numa lavanderia.

O edifício não tinha porteiro, apenas um zelador que poderia ser acionado em caso de problemas. Havia segurança inteligent­e, contratada de uma empresa. Relatos dão conta de que uma obra estrutural estava sendo feita em pilares do prédio; será investigad­o se é essa possível a causa do desabament­o.

Além disso, moradores dividiam o apartament­o grande, de cerca de 140 metros quadrados cada, em dois, principalm­ente para alugar. Um deles com essa modificaçã­o, no primeiro andar, estava sendo oferecido para aluguel há cerca de um ano por R$ 1.000.

“O prédio foi para o chão muito rapidament­e, foi olhar e caiu”, disse Moisés Motta, que tem um carrinho em que vende cachorro-quente na região.

Familiares das vítimas estavam concentrad­os num hall de um prédio próximo ao que desabou. Por lá passaram o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT).

Além do edifício, um estabeleci­mento comercial ao lado foi atingido pelos escombros, assim como carros e um caminhão que estavam na rua. (Folha)

 ?? Rodrigo Patrocinio/afp ?? Bombeiros fazem buscas nos escombros do prédio que desabou em Fortaleza (CE) nesta terça-feira, por volta das 10h30; moradores afirmam que os pilares do edifício estavam passando por reforma
Rodrigo Patrocinio/afp Bombeiros fazem buscas nos escombros do prédio que desabou em Fortaleza (CE) nesta terça-feira, por volta das 10h30; moradores afirmam que os pilares do edifício estavam passando por reforma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil