Agora

Linha 4-amarela coloca ‘tropa de choque’ para fazer segurança U

Concession­ária Viaquatro diz que novos uniformes dos agentes são uma medida preventiva

- ALFREDO HENRIQUE

Agentes de segurança da linha 4-amarela do metrô estão usando uniformes semelhante­s aos da tropa de choque da Polícia Militar. Os funcionári­os permanecem em três estações de grande movimento ostentando escudos, capacetes, cotoveleir­as e até toucas ninja.

A Viaquatro, responsáve­l pela linha, diz que os novos uniformes são uma medida preventiva de segurança.

A presença dos “robocops” nas estações foi criticada por especialis­tas em segurança ouvidos pela reportagem (leia ao lado).

A agente de registro Elaine Gomes de Farias, 31 anos, afirmou que a presença de seguranças usando roupas táticas provoca mais medo do que sensação de segurança. “Vendo eles, dá a impressão de que está para acontecer alguma situação de risco eminente. Parece um cenário de guerra.”

Ela afirmou que se sente mais segura nas estações da linha 4-amarela, em relação a outras linhas, sem que para isso precise da presença dos agentes do “Choque do metrô”. “Poderiam investir em outras coisas. Os seguranças que já existem [com uniformes normais] são suficiente­s”, diz.

A reportagem constatou a presença dos novos agentes nas estações Paulista e Pinheiros. Em ambas, eles permanecia­m de canto, observando o fluxo de passageiro­s. Todos também tinham um número no peito. Segundo apurado, cerca de 20 profission­ais estão escalados para usar os novos uniformes.

Resposta

Em nota, a Viaquatro afirmou que os seguranças integram uma equipe estratégic­a de segurança nas estações Paulista, Pinheiros e Luz. “Trata-se de uma medida preventiva de segurança durante os horários de pico. Os vestuários utilizados contam com equipament­o tático de defesa [roupa toda preta, capacete, colete e escudo] e os profission­ais são os mesmos que atuam nas estações durante grandes eventos”, diz trecho de nota.

Questionad­a sobre a necessidad­e do uso da roupa semelhante à tropa de Choque da PM, a concession­ária não se posicionou.

Dá a impressão de que está para acontecer alguma situação de risco eminente. Parece um cenário de guerra Elaine Gomes de Farias, passageira

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? Agentes de seguranças com touca ninja e escudo conversam com usuários na plataforma da estação Paulista da linha 4-amarela do metrô, sob administra­ção da concession­ária Viaquatro
Rivaldo Gomes/folhapress Agentes de seguranças com touca ninja e escudo conversam com usuários na plataforma da estação Paulista da linha 4-amarela do metrô, sob administra­ção da concession­ária Viaquatro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil