Agora

Peça revisão da aposentado­ria no Juizado para ganhar mais

- CRISTIANE GERCINA

O segurado que tem um processo de até 60 salários mínimos (R$ 59.880 neste ano) contra o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve procurar o Juizado Especial Federal para garantir o direito e conseguir aumentar a renda mensal.

O Agora traz as principais dicas de especialis­tas para se dar bem ao ingressar com uma ação do tipo.

Dentre os principais cuidados estão saber exatamente qual é o seu direito e o que deve ser pedido. “Uma revisão ‘vazia’ não é adequada e a probabilid­ade de perder é muito grande”, diz a advogada Adriane Bramante, presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenci­ário).

Pedidos genéricos estão em quinto lugar na lista de processos de direito previdenci­ário do JEF de São Paulo. O número de ações não quer dizer que o segurado conseguirá o que pediu, mas que há muitos trabalhado­res solicitand­o revisões sem saber exatamente o que é seu direito.

Em média, a finalizaçã­o de um processo no Juizado leva de dois a três anos, afirmam os especialis­tas. Quem sabe o que e como pedir pode esperar menos.

Os riscos de se dar mal são maiores para quem entra sem advogado. “A procura sem assessoria jurídica deve ser feita em casos de baixa complexida­de e que haja previsão do que aquele Juizado costuma dar”, diz o advogado Rômulo Saraiva.

Para Roberto de Carvalho Santos, presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenci­ários), buscar auxílio de um especialis­ta é essencial. “A lei garante que se vá ao Juizado sem advogado, mas, para recorrer, precisa de um profission­al. O prazo é curto, de dez dias. Se perder o prazo, você perde o processo e não tem mais como entrar na Justiça. O segurado perde um benefício para o resto de sua vida”, afirma ele.

Acompanhar o processo é essencial, até mesmo para quem tem advogado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil