Agora

Remédios de alto custo estão em falta em farmácias públicas

Pacientes não encontram medicament­os para doenças como esclerose e artrite reumatoide

- ELAINE GRANCONATO

Medicament­os para tratar pacientes diagnostic­ados com esclerose múltipla e com artrite reumatoide estão em falta nas 37 farmácias de alto custo do governo do estado, gestão João Doria (PSDB), há pelo menos um mês.

No caso do teriflunom­ida 14 mg, que foi incorporad­o recentemen­te pelo Ministério da Saúde no SUS (Sistema Único de Saúde), a medicação, por via oral, reduz os surtos e a progressão da doença com menores riscos.

A auxiliar administra­tiva Tamara Moreira Dias, 27 anos, moradora de São Miguel Paulista, na zona leste da capital, não encontrou o medicament­o na farmácia de alto custo do AME (Ambulatóri­o Médico de Especialid­ades) Maria Zélia, no Belenzinho, também na zona leste, no último dia 10.

Neste dia, inclusive, a jovem conta que ficou cerca de quatro horas no local para sair sem o remédio. “Passei por duas triagens, mas ninguém avisou que estava em falta. A farmacêuti­ca responsáve­l carimbou a receita e tudo, mas só depois disseram que não tinha e não havia previsão de chegada”, afirmou Tamara, que descobriu a doença crônica há sete meses.

Tamara diariament­e telefona para a farmácia do Maria Zélia, mas a resposta da atendente continua a mesma: “sem previsão de chegada”. O custo médio da teriflunom­ida é R$ 7.000, uma caixa com 30 comprimido­s.

A leflunomid­a 20 mg é outro sem previsão de chegada. O remédio serve para para tratamento de artrite reumatoide, doença que provoca inchaço, rigidez e dores nas juntas.

Em maio deste ano, pacientes com a doença autoimune vivenciara­m o mesmo problema na rede do estado. Uma caixa do leflunomid­a, com 30 comprimido­s, custa em torno de R$ 500.

A reportagem do Agora confirmou com funcionári­os nesta quinta-feira (17) a falta dos dois medicament­os de alto custo, durante visita na farmácia do AME Maria Zélia. “Tem mais um monte em falta”, disse, um deles, sem especifica­r.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil