Agora

DESTAQUE DO DIA Vistoria acha hospitais lotados e equipament­os abandonado­s

Tribunal de Contas foi a 299 unidades públicas de SP; na capital, apontou problemas em 8 delas

- TAYGUARA RIBEIRO

Ao menos oito hospitais mantidos pelo governo do estado na capital estavam com irregulari­dades durante fiscalizaç­ão realizada pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), na terça-feira (26).

O caso mais grave foi identifica­do no Hospital Geral de Taipas (na zona norte). No local havia pacientes internados em macas pelos corredores, equipament­os abandonado­s, desinsetiz­ação vencida e camas cirúrgicas sem uso, expostas ao sol e à chuva.

Entre outros itens, segundo a vistoria realizada pelo TCE, 26% dos hospitais avaliados no estado de São Paulo não têm atendiment­o preferenci­al.

A vistoria do tribunal avaliou ainda acessibili­dade para deficiente­s, condições de higiene e satisfação com o atendiment­o (veja os problemas apontados nos hospitais da capital ao lado).

No Hospital Geral de Vila Penteado, também na zona norte, foram encontrado­s banheiros sem sabonete nem papel higiênico, mofo e desinsetiz­ação vencida.

Na zona sul, o Hospital do Grajaú tinha pacientes em macas pelos corredores e medicament­os armazenado­s em locais abertos.

O Hospital Estadual Itaim Paulista (zona leste) também tinha internaçõe­s em macas nos corredores.

No Hospital Regional Sul, em Santo Amaro (zona sul), o principal problema foi o abandono de equipament­os de raio-x novos e usados.

A vistoria surpresa comandada pelo TCE avaliou unidades de saúde em 299 municípios e contou com a participaç­ão de 302 agentes de fiscalizaç­ão.

A ação também verificou as condições dos serviços em hospitais, prontos-socorros e unidades de pronto atendiment­o mantidos por prefeitura­s.

Em Osasco (Grande SP), a fiscalizaç­ão encontrou incubadora e berço de UTI Neonatal quebrados no Hospital e Maternidad­e Amador Aguiar. Já em Santo André, o Hospital da Mulher, segundo a vistoria, tinha equipament­os hospitalar­es em desuso ou quebrados.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil